Marizete, na bíblia a comunicação de Deus acontece de diversas formas dentro da história do povo, nos eventos da natureza, na ação de pessoas e na transmissão de suas palavras para que a sua vontade seja conhecida e observada.
O texto ao qual se refere encontra-se no Primeiro Livros de Samuel, cap. 28, 7-19, onde Saul consulta uma necromante. Saul não recebe mais comunicado de Deus nem através de profeta, nem por sorte e nem por sonhos. O Profeta Samuel já havia morrido e ele resolve então consultar alguém que possa fazer a comunicação com os mortos. Na tradução feita por João Ferreira de Almeida, e da Bíblia de Jerusalém, a respeito da atividade da mulher: trás o termo (necromante -> necros significa mortos), ou seja, alguém que possa fazer a comunicação com o mundo dos mortos, também ser advinho ou ocultista. A tradução da Bíblia da CNBB trás o termo: evocadora de espíritos. Saul se disfarça porque esta atividade tinha sido proibida por ele e a própria mulher ->necromante, o reconhece como rei, quando teve a visão de Samuel. A comunicação de Samuel a Saul, através da mulher, confirma que o rei havia se afastado de Deus e por isso ele não recebia mais dEle visões ou mensagens, nem mesmo através da profecia.
Esta é a intenção do texto de mostrar que pelo fato do rei ter-se afastado de Deus, devido a sua desobediência, por isso, não recebe mais da parte de Deus qualquer comunicado. Esta é a forma como precisamos ler o texto. Temos de considerar que naquela época também procurava-se conhecer a vontade de Deus através de sorte, o que para nós hoje parece impossível, uma vez que a vontade de Deus é a que Jesus de Nazaré, O VERBO DE DEUS, nos ensinou através de sua vida: " Amarás a Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo" ( cf. Mt 22,37-39).