Normalmente ligamos o nome "verônica", que em grego é "Bernike" (->Berenice - "Aquela que leva à vitòria"), à história contada pela tradição de uma mulher que, enquanto Jesus, com a cruz aos ombros, se dirigia ao Calvário, enxugou o rosto de cristo e  a sua imagem ficou na toalha. Esse fato não é contado nos Evangelhos, mas chegou até nós através do livro apócrifo "Atos de Pilatos". No capítulo 7 desse livro encontramos uma passagem que narra como a mulher que Jesus curou, depois que ela lhe tocara o manto (veja Lucas 8,43-48, onde não se diz o nome da mulher), durante o caminho para o calvário conseguiu enxugar o seu rosto. Essa mulher se chamava Verônica.

 

Se você considera que Verônica e Berenice são o mesmo nome, em Atos dos Apóstolos (veja Atos 25) fala de Berenice, a filha do Rei Horodes Agripa, que será também "namorada" do imperador Tito.

 

O nome latino "verônica" não aparece na Bíblia. O som desse nome faz pensar à frase latina "vera icona" (verdadeira imagem), o que pode ter contribuído à criação da história da mulher que enxuga o rosto de Jesus.