Olá Dilma! de Alvorada
A palavra Nazireu para nós é estranha, pois não usamos em nossa conversa diária. Lendo a literatura Bíblica ela aparece em vários lugares, mas num contexto muito determinado e voltado para a cultura Judaica.
A explicação para a palavra Nazireu na enciclopédia Judaica assim define, a palavra Nazireu diz respeito a uma pessoa que faz um voto de se abster por um determinado período de: uvas, álcool, vinho, de cortar os cabelos. O livro dos Números 6,1-21, determina este significado para Nazireu:
|
O texto do Antigo Testamento ainda nos mostra que uma vez terminado o período da promessa, a lei prescreve certos sacrifício no templo de Jerusalém, cortar os cabelos e queimá-los.
No Novo Testamento encontramos outras passagens que nos falam do Nazireu. No evangelho de Lucas 1,15 as instruções dadas a Zacarias em relação a João Batista recordam estes votos:
15 “porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;”.
O evangelista Mateus, de origem Judaica e escrevendo para os Judeus de Jerusalém, mostra em seu escrito que Jesus seria o perfeito Nazireu, ainda ele mostra que no próprio nome de Jesus aparece esta designação. Em Mt 2,23: "e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno”.