O que acontece com Pedro é uma troca de nome: recebe um novo nome. Esta prática acontece outras vezes na Bíblia. O exemplo mais significativo é aquele de Abrão, que se torna Abraão. Tal acontecimento tem um sentido teológico muito importante. O novo nome, às vezes, na bíblia pode ser uma metáfora da missão a qual o personagem é chamado. No caso de Abraão, é chamado a ser "pai de um povo numeroso"(leia mais sobre este tema). Pedro, invés, é chamado a ser a pedra sobre a qual é edificada a igreja.

A passagem mais significante aparece em Mateus 16,18: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja"(veja também Marcos 3,16; Lc 6,14 e João 1,42). Essa troca de nome, ao menos em Mateus, acontece depois da profissão de fé do apóstolo: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo"(Mt 15,16).

Infelizmente a língua portuguesa não ajuda a entender a riqueza desta passagem (assim como a maioria das línguas modernsa). Existe um jogo de palavra com o vocábulo "Pedra", que em português se perdeu, pois o nome "Pedro"se tornou muito comum. Abaixo temos a frase de Mateus, sublinhado as palavras, em grego, Pedro e Pedra:
"Bem-aventura és tu, Simão, filho de Jonas (...) Também eu te digo que tu és Petros e sobre esta Petra edificarei minha igreja."O vocábulo é o mesmo, apenas são apresentados em caso diversos: o primeiro no nominativo e o segundo no dativo. Em aramaico, língua que Jesus falava, provavelmente se dizia: "tu és cefas e sobre esta cefas edificarei minha igreja"(veja João 1,42)

Nas línguas daquele tempo, portanto, é evidente a relação entre Pedro e Pedra, coisa que em nossas traduções não é mais evidente, pois dizendo "Pedro"não pensamos imediatamente em pedra, mas simplesmente em um nome próprio.

Clarificado este aspecto linguístico, permanece a questão do sentido deste nome. Uma resposta provavelmente deve ser encontrada no papel confiado a ele por Jesus. Seria o líder dos apóstolos. De fato aparecem muitos dados no Novo Testamento que sustentam tal teoria: faz parte do grupo dos 3 priveligiados que seguem Jesus sobre o Tabor (Mateus 17,1); em nome de todos os apóstolos professa a fé em Jesus como Messias (Marcos 8,29); é indicado, na primeira profissão de fé, como o primeiro a quem Jeus ressuscitado aparece (1Coríntios 15); Jesus ressuscitado o chama ao seguimento sem fazer perguntas, sinal dum amor que se abandona totalmente (João 21,15-23). Além do mais, em Gálatas 1,18 aparece claro, do comportamento de Paulo, a função de líder que Pedro tinha na primeira comunidade cristã. Apesar da sua função e de uma personalidade forte, Pedro também é marcado por uma luta contínua com sua fé, aspecto que talvez lhe engrandece ainda mais. De fato é capaz de reconhecer o próprio pecado, mas também é consciente da missão que Jesus lhe confiou.