Olá Ivonel
O adultério na bíblia é considerado crime, pois vai contra a lei de Deus, veja em Ex 20,17 e Dt 5,18. Em Lv 20,10 está estabelecido que caso aconteça um adultério, o adúltero e a adúltera deverão ser mortos.
Mas também, na bíblia, a palavra adultério é usada para designar a infidelidade do povo de Israel para com Deus, o seu único Senhor. Veja em Jr 3,8 e Os 2,2-23 a imagem do povo que se afasta de Deus é definida como uma mulher adúltera. Em Os 2,2-23, Deus para contrapor a idéia de castigo dado a quem pratica o adultério, vai se aproximar do povo de Israel, que o abandonou, levá-lo novamente ao deserto e falar-lhe ao coração. Deus quer reconquistar o povo para si e não mais castigá-lo.
O castigo ao adultério (cf. Lv 20,10) foi determinado em um ambiente patriarcal, em que mulheres eram consideradas propriedade do homem ( o pai e depois o marido) e sem direitos plenos. Por isso, muitas vezes no casamento o homem que não mais se agradasse de sua mulher poderia despedi-la por qualquer motivo e dar-lhe carta de divórcio, como está estabelecido em Dt 24,1. É contra esta ação do homem, despedir sua mulher por motivos fúteis, ou repudiá-la, que Jesus vai contra, como está em Mt 19,3-9; Mc 10, 2-12 e Lc 16,18.
A imagem de Deus amoroso, bondoso e que perdoa a quem está arrependido de sua má conduta para com ELE e seus irmãos e irmãs, nos é revelada por Jesus. Deus quer a vida de todas as pessoas e por isso em Jo 8,1-11, Jesus é contra a pena de morte, por causa de adultério, que no caso só seria aplicada à mulher.
O adultério rompe a união de uma só carne iniciada no casamento, a união de amor do homem com a mulher, como está em Mt 19,4-5. A carta aos Hebreus nos lembra a necessidade que todas as pessoas casadas têm de honrar o matrimônio cf. Hb 13,4.