Olá Kamila de Rio Verde - Go
De fato para muitos o nome Judas que aparece citado para dois dos apóstolos, muitas vezes causa alguma confusão.
Mas a resposta não é tão complicada assim. Os próprios textos bíblicos e os autores dos evangelhos colocam claramente as diferenças entre ambos.
O nome Judas segundo os Evangelistas, João, Mateus e Marcos e Lucas
O evangelista João para facilita a compreensão dos seus leitores acrescenta ao nome Judas o complemento Iscariotes. Ele quer evitar confusão mesmo porque este discípulo de Jesus chamado Judas o Iscariotes não gozava de boa fama.
Os evangelistas Mateus e Marcos referem-se a Judas como sendo Tadeu em (Mt 10,3; Mc 3,18).
“Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e Tadeu” (Mt 10,3)
Judas - não o “Iscariotes” o irmão de Tiago ou irmão do Senhor
É o evangelista João que chama e identifica um dos discípulos de Jesus como "Judas, não o Iscariotes":
“Judas – não o Iscariotes – lhe diz: “Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo” (Jo 14,22)
“João escreve para pessoas distantes da Palestina e no seu texto aparece este tipo de explicação “Judas não o Iscariotes”, para facilitar a compreensão. Os nomes das pessoas, muitas vezes se tornam comuns (assim como hoje temos), tornam-se populares, exemplo o nome Maria, mesmo o nome Jesus, muitos tinham este nome e com o nome Judas não foi diferente, daí para ficar mais claro se colocava, uma identificação. Assim temos Judas, irmão de Jesus (Mt 13,55; Mc 6,3); Judas, o Galileu (At 5,37) e Judas, não o Iscariotes (Jo 14,22.
E importante também lembrar que uma das cartas do Novo Testamento tem como autoria Judas, o irmão do Senhor. Esta carta de São Judas, ocupa apenas 2 páginas e se localiza no final da Bíblia antes do livro do Apocalipse.
Judas Iscariotes
O texto do Novo Testamento apresenta também Judas Iscariotes, na lista dos apóstolos elencadas pelos evangelistas. Ele aparece por último e reflete a má fama de Judas (e àquele que traiu de Jesus).
A Palavra aramaica Iscariotes indica o lugar de nascimento de Judas . Esta cidade estava localizada na Judeia nas proximidades de Hebrom. Presume-se que Judas foi escolhido por Jesus junto com um grupo de seguidores. Ele desde o inicio ficou encarregado de ser o tesoureiro do grupo. Seu caráter foi revelado quando reclamou o desperdício de dinheiro na compra do perfume por Maria para ungir os pés de Jesus:
"Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos pobres?"(Jo 12,5)
Já no versículo seguinte João fala do caráter de Judas
"não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão."
Por ocasião da ultima ceia conhecemos o fato em que Jesus diz para ele:
"O que pretendes fazer, faze-o depressa" (Jo 13,27)
Conhecemos o final trágico de Judas Iscariotes, traindo o Senhor Jesus, com um beijo de identificação e trinta moedas de prata estando influenciado pelo maligno:( Lc 22,3; Jo 13.27).
O remorso bateu a sua mente, Judas procurou devolver as 30 moedas de prata, jogando no templo aos raptores de Jesus e retirou-se até ao Aceldama (At 1,19) e enforcou-se. (Mt 27,5).
Complementando:
Os evangelistas apresentam a lista dos doze apóstolos assim:
1) Simão Pedro;
2) André;
3) Tiago (Filho de Zebedeu);
4) João;
5) Filipe;
6) Bartolomeu (Natanael);
7) Tomé;
8) Mateus;
9) Tiago (Filho de Alfeu);
10) Judas (não o Iscariotes);
11) Simão (Zelote);
12) Judas Iscariotes;
13) Matias (Substituindo a Judas) Judas Iscariotes
(Conf. Mt 10,2-4; Mc 3,16-19; Lc 6,14-16)
Nota: Para complemento da pergunta poderás ler a resposta a pergunta: Qual a causa da morte de Judas, enviada em 08.01.2011, por Valteir - Ariquemes e respondida por Luis Rosa.