Olá Flávio Davi de Manaus / AM!
Podemos iniciar a exegese de 8,28, determinando o contexto amplo e depois imediato deste versículo. O versículo 8,28 se encontra em uma grande seção que engloba o capítulo 8 dividido em três seções: o 8,1-17, é dada relevância ao tema do Espírito, a seção de 8,18-25 mostra como o Espírito dá testemunho junto a nós que somos filhos de Deus e a última de 8,26-39 apresenta história da salvação em chave teológica e cristológica. O capítulo 8 de Romanos é considerado seja pela sua importância ou mesmo sua localização o centro da Carta aos Romanos.
Estrutura do capítulo 8 da Carta aos Romanos (O Texto Bíblico)
Primeira Parte 8, 1-17. 26-27
Salvação como vida no Espírito
1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Rm 8,12-17 e 26-27 O homem que crê age no Espírito
12 Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;
13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Segunda parte: 8 ,18-27
Somos salvos na Esperança. Homem e cosmos são restaurados
18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Terceira Parte: 8,28-39
O plano de Deus mostra a certeza do futuro de salvação
28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
A exegese do versículo 28.
Uma vez localizados na carta aos Romanos e visto à importância do capítulo oito na centralidade na carta podemos buscar a interpretação de 8,28 entendendo a preocupação divina com um plano de restauração para o homem e o Cosmos a caminho da glorificação.
A exegese do versículo 28 vem com os versículos 29 e 30 que complementam a interpretação. Omitindo estes versículos, a interpretação se torna incompleta.
O Projeto de Deus Pai: predestinar, chamar, justificar e glorificar
Fundamentados nestas quatro palavras chaves podemos fazer a interpretação bíblica dos versículos em estudo:
“28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”.(Rom 8,28-30)
Paulo no versículo 28 inicia com as palavras: “E sabemos que”, portanto ele quer dizer que nada se passa como um segredo de Deus Pai. Ele em seguida fala que Deus tem um Plano para a humanidade e o universo e este plano terá uma execução. Os três versículos apresentam as palavras chaves desta execução divina: Deus predestina o ser humano (v. 29), chama a pessoa humana (v. 28), isto quer dizer ele dá a cada ser humano, homem e mulher uma vocação, justifica o ser humano pelo batismo na adesão da fé em busca da glorificação final. Este projeto divino para humanidade não exclui ninguém, homem e cosmos irão se salvar. Entretanto permanece a afirmação de que o homem é livre: pode aceitar este plano divino ou rejeitá-lo. Ao projeto divino ninguém poderá se opor ele caminhará até sua plena realização.
Concluindo: Uma das características de Paulo é seu impulso a evangelização. Não existem barreiras de oposição ele vai em frente. A vida de Paulo é cheia de perseguições à causa do evangelho. Tudo aquilo que anuncia não é fruto de sua imaginação ele quer tornar conhecido Cristo, cujo vida ele O entregou. O capítulo 8 fala do pecado que desagrega a natureza humana, Paulo sabe muito bem disto e afirma a grande expectativa da criação é “pela revelação dos filhos de Deus”, construindo uma sociedade diferente, onde homem e natureza se harmonizam. Conforme o versículo 28 “daqueles que são chamados” nós somos os chamados por Deus para que seu plano tenha plena realização.
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