A passagem bíblica a qual você se refere aparece nos 3 evangelhos sinóticos (Mateus 19,16-22; Marcos 10,17-22; Lucas 18,18-23). Apenas segundo Mateus o personagem é um jovem; em Marcos é simplesmente "alguém"e em Lucas é "homem de posição". Segundo a narração, que você pode ler abaixo, um homem rico se aproxima de Jesus, pergunta o que deve fazer para haver a vida eterna. Jesus, em seguida, lhe diz que é necessário observar os mandamentos, segundo o Antigo Testamento. O homem era religioso e observava tais normas e por isso responde a Jesus: tudo isso observo. É então que Jesus lhe sugere: "se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me". Depois dessas palavras o rico se retira, triste, pois havia muitos bens.

Uma parte da moral da história é indicada pelo próprio Jesus, no versículo 23 (em Mateus): "Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus".

Esta passagem nos oferece uma oportunidade única para refletir sobre o papel da riqueza. É muito importante sublinhar que a riqueza em si não é um mal que é condenado. A Bíblia é cheia de textos que louvam homens ricos: consideremos, por exemplo, Abraão, que, como fruto da sua obediência a Deus, teve uma grande riqueza. Também José de Arimatéia, que sepultou Jesus, é um homem rico (veja Mateus 27,57). Por outro lado as páginas bíblicas estão cheias também de alertas referentes ao comportamento das pessoas ricas. A tendência natural é que essas pessoas se tornem ávidas e prisioneiras dos próprios bens, apesar das excessões. E contra essa situação que devemos ler os ensinamentos de Jesus.

Além desse ensinamento geral, que vale para cada cristão, devemos tirar uma outra lição desse texto. Cristo, para estabelecer o reino de Deus, precisa de pessoas livres, capazes de se entregar completamente à causa, em modo radical. A algumas pessoas ("se queres ser perfeito") Jesus pede que renunciem a quaisquer compromissos, até mesmo às preocupações da família e das riquezas. Não se trata de uma categoria superior aos cristãos comuns, pois todos podem ser chamadas a ela, mas de uma nova posição diante do anúncio da Nova Aliança.


Mateus 19,16-26

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.