Olá leitor de aBiblia!
A pergunta à primeira vista parece fácil de ser respondida, pois simplesmente pergunta pela missão do profeta Isaías. Buscando alguns conhecimentos nos comentários do livro de Isaías e enciclopédias logo nos acordamos que o assunto é amplo e existe uma infinidade de escritos sobre este profeta. A partir do século XVIII, os críticos dos livros bíblicos começaram uma discussão sobre a unidade do livro de Isaías. Surgiram muitas dúvidas a respeito mas que hoje a maioria dos estudiosos passaram admitir que o livro do profeta Isaías se compõe de três partes distintas assim distribuídas: a primeira (1-39) seria do século VIII a. C., isto que dizer que é o tempo de existência do profeta; a segunda (40-55) dataria durante o período do exílio babilônico (587-538 a.C); a terceira (56-66) foi escrita depois do exílio babilônico, na época em que foi restaurado Israel, com a volta do povo. Assim se pode dizer que o livro de Isaías foi escrito por uma Escola de Profetas que seguiam o pensamento profético de Isaías. Estes discípulos continuaram a obra do mestre e seguidor através dos séculos. Esta consideração é importante para falarmos um pouco da missão.
Não queremos descrever aqui uma linha de pensamento complicada, ou cansativa. Propomos-nos nesta resposta colocar o principal em poucas palavras, deixando em aberto o estudo deste importante profeta Isaías cujos vaticínios o colocam como um dos maiores profetas do Antigo Testamento.
O Profeta Isaías sua origem, desafios e missão profética
Isaías viveu entre os anos de 765 e 681 a.C.. Como toda figura importante do Antigo Testamento foi um vocacionado escolhido por Deus no ano da morte do rei Ozias, 740 a.C. O ministério profético exerceu no reino de Judá durante o período de Ozias (conf. II Crônicas 26, 22), Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés. Viveu num tempo extremamente conturbado numa região onde as duas grandes potências da época, o Egito e a Assíria, disputavam o poder.
Portanto, o profeta Isaías durante a missão de profeta conviveu com a invasão e devastação por três vezes destes povos. Assim durante o período da guerra Sírio Efraimítica foi invadido duas vezes e uma vez pela invasão Assíria. Judá era ameaçado constantemente por estes povos vizinhos. A situação de Judá não era nada boa existia a exploração dos ricos sobre os pobres, principalmente dos governantes e profetas que eram fieis ao rei e não a Javé.
O conteúdo da Profecia de Isaías
Na profecia de Isaías podemos encontrar três aspectos principais.
- Deus e sua obra:
- Deus e seu Povo
- O Messianismo.
- A preocupação de Isaías se concentrava nos órfãos e a viúvas, em grande número espalhados pelo território consequência das constantes guerras.
- Denunciou a política do Rei Acaz e a aliança realizada Sírio-Efraimita, que esqueceu a proteção divina
- Combateu na sua pregação a corte palaciana devido às injustiças cometidas contra o povo.
- Anunciou o “dia de Javé”, como dia terrível, avassalador, mas reparador levando a um “futuro novo”, numa tentativa de dar crédito a Jerusalém.
- No anuncio da profecia testemunhou Javé combatendo o culto idolátrico instalado no país, sendo formal e vazio.
- Isaías foi um profeta diferente, pois chegou ter experiência do poder, devido a isto se distanciou do poder para fazer valer sua profecia.
Referências:
- Van den Born, Vocabulário Enciclopédico da Biblia, Vozes 1971.
- Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, Vida Nova 1986.
- Gruen, W., O Tempo que se chama hoje, Paulinas 1977.
- CRB, A leitura profética da História, coleção Tua Palavra 3, CRB 1994