Olá Moisés de Planaltina,
De acordo com Ex 34,1; Dt 10,1-5 e 1 Rs 8,9 dentro da arca da Aliança estavam as duas tábuas de pedra, entalhadas pelo Senhor, no Horebe, as quais foram colocadas nela por Moisés, cf. Dt 10,5. Porém, uma tradição rabínica, não histórica, afirmava que também dentro da arca, havia um vaso ou urna de ouro com o maná e a vara de Aarão, cf. Hb 9,4.
Segundo Ex 25,16, quando Deus orienta Moisés a respeito da construção da arca da Aliança, ordena que dentro dela deverá ser colocado o Testemunho ou o documento da Aliança. Isso se concretiza segundo Ex 31,18 quando Deus termina de escrever nas tábuas de pedra e as entrega a Moisés. Porém, essas tábuas foram quebradas por Moisés, quando ele desceu da montanha e viu que o povo prestava culto ao bezerro de ouro, cf. Ex 32,19.
Depois, seguindo a ordem de Deus, Moisés, levou ao Horeb, outras duas tábuas de pedra, nas quais o Senhor, escreveu novamente os mandamentos, ou Aliança, cf. Ex 34,1 e Dt 10,1-5. Há, porém, um detalhe a ser lembrado que segundo Ex 34,27-28, é Moisés quem escreve nas tábuas as palavras da aliança ou os dez mandamentos.
As duas tábuas de pedra eram a prova da Aliança que Deus fez com Moisés e com o povo de Israel, por isso foi construída a arca para guardar nela esse importante documento. As orientações sobre a construção da arca você encontra em Ex 25,10-16 e Ex 37,1-5.