Olá Regina Veloso do Rio de Janeiro / RJ!
É uma pergunta que nos leva para a introdução dos livros Sagrados a Bíblia.
A origem da palavra é hebraica sendo formada pelas iniciais de três palavras hebraicas Torá + Neviim + Chetuvim (na composição das letras hebraicas תורה, נביאים וכתובים), tendo como significado “a Lei, os Profetas e os Escritos” Assim entendemos Tanach ou Tanakh (em hebraico תנך, em que a Tanach engloba as três partes da Bíblia hebraica.
Explicando parte por parte a composição do nome Tanach:
As duas primeiras letras iniciais do nome Tanach, “Ta”englobam a Torá (ou Torah), que estuda a Lei e forma a primeira parte da Bíblia. Esta primeira parte da Biblia é formada dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento: que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Simplificando podemos dizer que os cinco livros da Lei formam na verdade um só o chamado “o livro da Lei”. Também podemos dizer simplesmente “a Lei” ou “a Lei de Deus”, ou a” lei de Javé” ou “a lei de Moises” ou Pentateuco.
As duas letras seguintes “na” englobam “Neviim”, que significa Profetas, é o nome da segunda parte da Bíblia, que é constituída pelos livros proféticos de Josué, Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
As duas letras seguintes “ch” englobam os “Chetuvim, que significa Escritos, é o nome da terceira parte da Bíblia, nela estão os livros de Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 Crônicas e 2 Crônicas.
Ao todo, a Tanach tem 39 livros.
O Tanach é chamado pelos católicos e protestantes, ou evangélicos, de Antigo Testamento, ou sendo que o Antigo Testamento dos católicos contém 46 livros, com acréscimo de 7 livros deuterocanônicos.