A narração que conta o fato que você lembra se encontra no livo do Êxodo, nos capítulos 11 e 12, no contexto das "Pragas do Egito". É a última praga, que definitivamente e temporaneamente convence o Faraó a deixar o povo de Israel começar a sua peregrinação pelo deserto até a Terra Prometida. No versículo 4 do capítulo 11 está escrito: Assim diz Iahweh: à meia noite passarei pelo meio do Egito. E todo o primogênito morrerá na terra do Egito, desde o primogênito do Faraó (...) até os primogênitos do gado.. De novo, em 12,12 está escrito: E naquela noite eu passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos (...). O sangue, porém, será para vós um sinal nas casas em que estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei adiante e não haverá entre vós o flagelo destruidor.. Mais adiante (12,29), o texto bíblico diz: No meio da noite, Iahweh feriu todos os primogênitos na terra do Egito..
Desta análise do texto é claro que aquele que você chama de "destruidor", na sua pergunta, é o próprio YaHWeH, Deus. Portanto é Deus que mata os primogênitos do Egito. É óbvio que essa narração bíblica nos deixa perplexos: como pode um Deus que é todo misericórdia, cheio de compaixão provocar toda essa violência?
O tema da violência na Bíblia, do Deus violento, produz muito debate. No seu último livro, Caim, o escritor português Saramago se mostra indignado com um Deus que "brinca"com a sua criatura, que pede ao pai para matar o próprio filho (Abraão e Isaac). É apenas uma demontração de quanto difícil seja entender a questão da violência divina contada no Antigo Testamento. A questão da violência no sagrado não é um argumento irreal. Pensemos às imagens da última guerra na terra da Bíblia, em Gaza: soldados de Israel quefaziam suas orações próximas aos tanques de guerra e palestinos de Gaza que invocavam "Allah u akbar"(Deus é grande), proclamando a guerra santa (jihad). As partes em guerra pareciam invocar a bênção de Deus para derrotar o inimigo, a mesma atitude presente em muitos personagens da história de Israel contada na Bíblia. De fato, na Bíblia, as guerras feitas pelos filhos de Israel são consideradas guerras justas e santas pois são ordenadas e comandadas por Deus, que mostra o seu rosto violento. Em Êxodo 15,3 o Senhor é chamado "homem de guerra"("ish milchamÃÂ ).
É interessante sublinhar que a palavra hebraica que traduz "guerra", milchamÃÂ , tem na sua raiz a palavra "pão" (lacham). De fato a guerra é uma privação do pão, o elemento primário da subsistência, que cria uma iniqua destribuição dos bens. E quando falta a justiça aparece o rosto violento.
É muito difícil dar uma explicação dessa violência descrita no livro sagrado. A Bíblia é revelação, um processo de revelação. É palavra de Deus escrita por homens que viveram num contexto de uma determinada época. Inspirados, é verdade, mas influenciados pelo próprio mundo. A visão de Deus, dentro do próprio texto sagrado, vai sendo "depurada" até chegar à revelação plena em Cristo, nos Evangelhos.
Em relação à violência, Jesus nasce num mundo bem real, onde a vilência é uma realidade enraizada e quotidiana e que acompanhará toda a sua existência. Ele não prega a violência e também não a pratica. São emblemáticos os ensinamentos de Jesus sobre a não violência: sealguém ti bate numa face, dá a outra; dos pacíficos é o Reino dos Céus. Apesar disso a questão da violência em Jesus não é assim tão simples. E deixo esses textos como conclusão e convite para ulteriores meditações:
A Lei e os Profetas até João! Daí em diante, é anunciada a Boa Nova do Reino de Deus, e todos se esforçam para entrar nele, com vilência (Lucas 16,16);
Deixo-vos a paz, minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. (João 14,27).
O destruidor que matou os primogênitos era da parte Deus ou do inimigo. Eu entendo que é do inimigo, mas a maioria diz que não. Só existe um destruidor, satanás. E então?
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 22/05/2024
- 2831
-
- 20/05/2024
- 3844
O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
-
- 20/05/2024
- 2391
-
- 19/05/2024
- 1823
-
- 19/05/2024
- 4060
Newsletter
Arquivos por seções
- Quem escreveu a Bíblia?
- O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
- Foi de Nazaré ou de Belém que a Sagrada Família foi para o Cairo? E quantos quilômetros e dias teve a viagem?
- Como José morreu? Qual foi a doença que o levou à morte?
- Há algum livro que fala das leis e costumes do tempo da Bíblia, com explicações?
- Por que o Rei Hiram achou inúteis as terras dadas por Salomão?
- Não encontro informação sobre a morte de Paulo. Foi decapitado?
- Levitas podiam ter propriedades? É do senso comum que não. Mas o que dizer de Jeremias 32.7-14 e Atos 4.36-37?
- 21/03/2021: Novos manuscritos encontrados na zona do Mar Morto
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 23/12/2022: Natal: aniversário de Jesus
- 07/01/2022: Jesus se retira
- 28/12/2020: Massacre dos inocentes e fuga para o Egito
- 29/11/2020: Contexto sociológico, astronômico e histórico do Advento
- 15/11/2020: A inveja da graça dos outros " Parábola dos talentos
- 25/10/2020: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas"
- 13/09/2020: Perdoar setenta vezes sete!
- 14/08/2020: Assunção ou dormição de Maria
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Cães
- Leão
- Timeu
- Correção fraterna
- Mulher encurvada
- Anátema
- Estrela de Davi
- Abrasamento
- Origem
- Obede-Edom
- Sulamita
- Jesus chorou
- Pequenos/Pequeninhos
- Aleluia
- Glória
- Oferta alçada
- Paz
- Gedeão
- Jacó
- Rebelião
- Discípulo amado
- Profetas
- Caifás
- Comportamento - regras e costumes
- Árvore da Vida
- Dor
- Betesda
- Trabalho
- Pai Nosso
- Eunuco