Olá Guilherme de Santa Cruz do Capibaribe-PE!
A resposta clara com confirmação de um texto bíblico a respeito de Paulo e seu casamento não encontramos. Mas das cartas Paulinas e de seus escritos encontramos o seu pensamento com respeito ao casamento. Assim na compreensão do texto podemos deduzir muitos elementos da vida de Paulo.
Consideração Primeira:
O apóstolo Paulo não era casado, é isto que podemos entender da leitura de 1 Corintios 7, 7-8, que diz:
“7 Quisera que todos os homens fossem como sou; mas cada recebe de Deus o seu dom particular; um deste modo outro, daquele modo. 8 Contudo, digo às pessoas solteiros e às viúvas, que é bom ficarem como eu.” (1 Corintios 7,7-8) Biblia de Jerusalém
Consideração segunda:
Alguns exegetas estudiosos das cartas paulinas, analizando e interpretando os textos acham que ele era viúvo. São meras expeculações.
Consideração terceira:
A análise dos textos das Cartas Paulinas nos induz a dizer que o Apóstalo Paulo (Shaul) não era contra o matrimônio. Assim Paulo escrevia em suas cartas pois deste modo ele via a sua vocação pessoal e procurava ser fiel a ela no anuncio de Jesus Cristo. Na Carta Paulina de 1Cor 7,32 entendemos que para Paulo o fato de não querer casar tinha a ver com a sua experiência pessoal com Deus . “O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor” (conforme 1 Corintios 7,32-35).
Consideração quarta:
Nos seus escritos Paulo defende a tese e o diretio que possuia de casar-se. Ver 1 Cor 9,5
“5Não temos o direito de levar conosco, nas viagens, uma mulher cristã, como os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas?” (1 Coríntios 9,5)
Consideração quinta:
Paulo nunca foi contra o casamento, como muitos afirmam. Na carta a Timóteo 4,1-7, considerava a teoria daqueles que proibiam o casamento como “doutrina demoníaca'', ``hipocrisia de mentirosos'' e ``fábulas ímpias ''.