Olá Junior de Tres Rios ./ R J. Temos para esta pergunta várias localizações bíblicas, mas para uma resposta breve e prática penso que estas informações sejam o suficiente para a compreensão.
Estes quatro animais na história da interpretação bíblica foi usada para simbolizar os evangelistas, e tirados do Antigo Testamento.
Os símbolos dos evangelistas
- Evangelista Mateus recebe como símbolo o Anjo.
- Evangelista São Marcos recebe como símbolo o Leão
- Evangelista São Lucas recebe como símbolo o Touro.
- Evangelista São João recebe como símbolo a Águia.
Estes quatro símbolos se encontram na visão que o profeta Ezequiel teve (podemos conferir no Livro de Ezequiel, capítulo I, versículo 10).
O profeta vislumbra a Glória de Deus sobre um carro (em hebraico: merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia.
O texto esta Assim descrito:
“5 E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem;
6 cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
7 E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido.
8 E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e todos quatro tinham seus rostos e suas asas assim:
9 Uniam-se as suas asas uma à outra; eles não se viravam quando andavam; cada qual andava para adiante de si;
10 e a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e à mão direita todos os quatro tinham o rosto de leão, e à mão esquerda todos os quatro tinham o rosto de boi; e também tinham todos os quatro o rosto de águia;
11 assim eram os seus rostos. As suas asas estavam estendidas em cima; cada qual tinha duas asas que tocavam às de outro; e duas cobriam os corpos deles.” (Ezequiel, 1,5-10) Bíblia Almeida.
Com o passar do tempo a tradição cristã conferiu aos evangelistas o simbolismo desses quatro
animais.
São Jerônimo, tradutor da Bíblia do Hebraico para o Latim viu neste simbolismo com clareza, o indicativo dos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
Explicação dos quatro símbolos:
O Primeiro Evangelho segundo a ordem do Novo Testamento (de maior divulgação) é Mateus e tem como o símbolo: Um homem alado (com asas).
De fato Mateus inicia seu evangelho com a genealogia de Jesus, isto é, com o nascimento humano de Cristo (Mt 1,1). Mateus quer conferir a linhagem hebreia para Jesus dinate da comunidade nascente de hebreus-cristãos de Jerusalém
O Segundo Evangelho que temos é o de Marcos tendo como o símbolo: Um leão alado (com asas). Isto em consideração que Marcos inicia o evangelho com a pregação de João Batista no deserto. O deserto é o lugar dos leões e o Messias esperado viria da tribo considerada como o Leão de Judá, com força e poder para defender Israel no confronto com as outras nações. (cf Mc 1,1-8).
O
Terceiro Evangelho de Lucas traz como símbolo um touro alado (com asas), Tudo começa no Templo de Jerusalém, lugar dos sacrifício dos bois e carneiros. É anunciado o nascimento de João Batista no templo, onde os touros eram oferecidos em sacrifício ao Senhor. (cf Lc 1,8-23). João o precursor que anuncia a chegada do messias o salvador.
O Quarto Evangelho, o mais recente na ordem cronológica de r
edação tem como símbolo a águia. Este é um evangelho espiritual, usa termos difíceis de compreensão usa uma linguagem que vai aos céus, por exemplo, vida eterna, verdade, amor, Espírito, nascer pelo Espírito, água viva, etc.. que voa para o alto, porque nele o Espírito Santo fala de forma mais vigorosa e contundente, porque ele paira nas regiões sublimes e elevadas da consciência assim como a águia que vive nas alturas. (cf Jo 1,1-18).
Ainda poderás encontrar outras passagens que falam deste simbolismo, o livro do Apocalipse, no capítulo 4,6 fala dos quatro seres vivos. E uma descrição destes quatro animais. Esta imagem João busca no livro de Ezequiel 1,5-21, já comentado acima.