Hoje, 1 de julho de 2008, no calendário hebraico, é 28 de Sivan do ano 5768. Segundo a tradição, esse número de ano é contado a partir da criação do mundo, que foi estabelecida como acontecida, segundo o nosso calendário (juliano), no ano 3761 antes de Cristo. Assim, o ano 5768 seria, em latim, o anno mundi, abreviado como A.M.

O calendário hebraico é "lunisolar", usado pelos judeus sobretudo para propósitos religiosos, pois as suas festas estão baseadas neste calendário.

O ano hebraico é composto por 12 meses, com menos dias do que os nossos meses, pois são determinados pelo ciclo da lua. Esses meses são; Nisan (30 dias), Iyar (29 dias), Sivan (30 dias), Tammuz (29 dias), Av (30 dias), Elul (30 dias), Tishrei (30 dias), Cheshan (29 ou 30 dias), Tevet (29 dias) and Adar (29 dias). Esses números não conincidem com o ciclo solar do ano. Como também os judeus consideram o ciclo do sol, visto que suas festas são realizadas em épocas determinadas pela natureza (veja Páscoa), é preciso adaptar o calendário baseado no ciclo da lua. Por isso de vez enquanto é acrescentado um ano no calendário. Há um ciclo de 19 anos (ciclo Metônico) e um mês adicional de 30 dias é inserido nos anos 3, 6, 8, 11, 14, 17 e 19 deste ciclo. Desta forma é compensada a defasagem de dias causado pelo calendário baseado no ciclo da lua.

A semana do Calendário Hebreu é de 7 dias, seis dos quais possuem nomes baseados em números: Primeiro dia, segundo dia... O sétimo dia é o Sabbath, que corresponde ao nosso sábado.

O dia começa às 18 horas, com o pôr-do-sol. Esse costume é baseado na Bíblia, que diz: "Houve uma tarde e uma manhã"(Gênesis 1,19). As horas são divididas em 1.080 halakim (helek no singular). Um helek corresponde a 3 1/3 minutos e, cada helek, é dividido em 76 rega`im (aproximadamente 0.44 segundos).

O ano novo, do ponto de vista civil, é 1 de Tishrei, que nesse ano cai em 30 de setembro. Neste dia é celebrada a festa de Rosh Hashana (cabeça do ano). Contudo, segundo a Bíblia (Êxodo 12,2) essa data acontece no mês de Nisan: "Este mês (Nisan) será para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano". Este ano, 1 de nisan caiu em 6 de abril.