Olá Vitória do Rio de Janeiro / RJ!
Entendemos melhor se buscarmos o significado de pagãos com outra palavra que tem o mesmo significado: gentios. Nos escritos sagrados encontramos, em várias passagens, referências aos gentios (pagãos).
Gentíos (ou pagãos) = termo usado no Judaísmo para se referir aos “goyim”, isto é, a todos aqueles que não eram judeus. Todo o incircuncidado era um “goyim" um pagão.
O início da pregação de Jesus Cristo e dos apóstolos, na fase inicial, excluia a pregação do evangelho aos gentios (Mateus 10,5-6).
“Esses doze enviou Jesus com estas recomendações: “Não tomeis o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Dirigi-vos, antes as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10,5-6) Bíblia de Jerusalém.”
Apesar destas restrições aparecem nos evangelhos momentos que Jesus se dirige aos gentios, ou pagãos e numa ocasião Jesus proclama publicamente que a fé dos pagãos era superior a que encontrará em Israel. (Mateus 8,5-13).
Sabemos pelas narrativas do Novo Testamento que a grande missão de Jesus é endereçada a todas as nações. (Mateus 28,19-20)
“19 Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28, 19-20) Bíblia de Jerusalém.
Fonte: J. Jeremias, la promesa de Jesús a los paganos, Madri 1974.