LEITURA ORANTE
1 Re 19,1-18
Ambiente: Preparar o ambiente com uma Bíblia, uma vela, um pano para forrar o chão, enfim, fazer um ambiente agradável para a oração. É importante levar um toca CD para colocar uma música instrumental no momento da reflexão. Pode-se começar com um canto de invocação ao Espírito Santo.
Animador: Primeiramente vamos ler o texto em voz alta e depois individualmente. É bom lembrarmos que no período em que foi escrito este texto o povo estava vivendo sob a opressão do rei de Israel e da rainha que queriam implantar no país o baalismo, ou seja, o culto a um deus estranho.
1º Degrau: O que o texto diz?
a) Quais são as personagens do texto?
b) Como começa a história?
c) Qual a reação da rainha?
d) Como Elias reagiu?
e) Onde Elias deixou o seu servo?
f) Depois de caminhar um dia pelo deserto, o que Elias pediu a Deus/
g) O que aconteceu depois que ele dormiu?
h) O que aconteceu em seguida?
i) Depois que ele comeu, como se sentiu e o que fez?
j) O que ele fez na montanha?
k) O que o Senhor pergunta a Elias?
l) O que ele responde?
m) Qual é a resposta do Senhor?
n) Que fenômenos ocorreram?
o) No qual fenômeno estava a presença de Deus?
p) O que ele fez?
q) O que ouviu?
r) O que Deus lhe ordena?
Escolha uma palavra que lhe chama a atenção
Agora, escolha um versículo.
2º Degrau:O que o texto me diz?
Momento para interiorizar a Palavra e refletir. O versículo que escolhi tem alguma coisa a ver com a minha vida? Já me senti como Elias? Como senti a voz de Deus me falando?
(o coordenador pode colocar uma música e pedir que cada um faça sua reflexão em silêncio)
Partilha no grupo grande.
3º Degrau: O que o texto me faz dizer a Deus?
Sabendo o que o texto me diz, por meio da leitura e meditação, passaremos agora ao momento de rezar, de conversar com Deus. Até agora foi Ele que falou através de sua Palavra. Agora é minha vez também de falar com Ele, de expor minhas descobertas, minhas dúvidas, meus louvores, meus agradecimentos, meus pedidos de perdão, de maior esclarecimento...
4º Degrau: Ver a realidade com os olhos de Deus.
A contemplação é uma outra forma de oração, só que mais profunda e silenciosa banhada por luz e quietude interior buscando a face de Deus. È o momento de saborear, degustar, deixar-se envolver pela Palavra. É silenciar, estar quieto, em descanso sob o olhar amoroso de Deus. Sentir-se tocado, envolvido, amado, aceito, acolhido, perdoado, pacificado. Permanecer na presença, em receptividade, atenção amorosa nos braços do Pai. Dar espaço para Deus, para o irmão, a irmã e a realidade da vida.