Em 2015, no coração da Cidade Velha de Jerusalém, nascerá o Museu Terra Santa, ou Terra Sancta Museum, como é chamado em latim. Trata-se do único museu do mundo sobre as raízes do cristianismo e a preservação dos Lugares Santos. O complexo abrigará uma exposição permanente, promovida pela Custódia da Terra Santa, focada em revelar a história daquela terra extraordinária em que, há milhares de anos, se entrelaçam de maneira misteriosa os destinos de muitos povos que convivem nos lugares sagrados das três grandes religiões monoteístas. Neste momento particularmente delicado da história, é de fundamental importância divulgar a história da presença cristã na Terra Santa, a fim de se favorecer uma consciência maior das nossas raízes, contribuir para a unidade da "família humana" e espalhar uma mensagem de paz pelo mundo.
Com a abertura de um museu moderno, os franciscanos da Custódia da Terra Santa têm a intenção de destacar o patrimônio artístico, arqueológico e cultural conservado durante os oito séculos que passaram na região, guardando os lugares onde Jesus viveu. Os inúmeros peregrinos e visitantes de todo o mundo terão àdisposição um percurso cultural flexível, metodologicamente rigoroso e subdividido em três momentos distintos, na Cidade Velha de Jerusalém e, futuramente, em outros locais da Terra Santa. Um único complexo de exposição, constituído por três museus (Arqueológico, Histórico e Multimídia), distribuídos em duas sedes existentes (Convento da Flagelação e Convento de São Salvador), localizados perto dos principais pontos de peregrinação e de turismo de Jerusalém (o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas).
O museu é uma obra da Custódia da Terra Santa, fraternidade de religiosos (frades menores) que toma conta dos lugares da Redenção em conjunto com o Studium Biblicum Franciscanum, instituição de estudos científicos e de ensino acadêmico da Sagrada Escritura e da arqueologia dos países bíblicos, também com sede em Jerusalém. O Comitê Científico é encabeçado por Eugenio Alliata, diretor do Museu Arqueológico do Studium Biblicum Franciscanum.
A evolução dos trabalhos pode ser acompanhada através do site www.terrasanctamuseum.org.