Olá Antônio de Campinas / SP!
Respondendo a pergunta podemos dizer, que no Monte Nebo, atual Jordânia é considerado o lugar onde Moisés vislumbrou a Terra Prometida, sem poder entrar, e foi ali que morreu, não sabemos o local do sepultamento. Isto é tudo o que sabemos e é aquilo que a Bíblia narra.
Comentando o fato.
Durante o tempo que vivi em Jerusalém na Faculdade de Arqueologia Biblica dos Franciscanos, uma das excursões bíblicas na Terra Santa foi a visita a Jordânia, que incluía, Aman, Rio Jordão, Gerasa, norte da Jordânia, Monte Nebo, Mosaicos de Madaba, Fortaleza Maqueronte, Kerak, Petra etc...O ponto de apoio foi o Monte Nebo onde se hospedamos, o melhor acampamos, junto ao convento Franciscano onde esta o memorial de Moises no alto do Monte Nebo-Siyagha. Durante uma semana, dormimos neste local, e a noite se tinha a imponente visão, da Terra Prometida que Moises viu ao chegar na porta de entrada da Terra Prometida. Na escuridão da noite e no céu límpido das noites de verão no deserto, se via ao longe as luzes das cidades hoje pertencentes a Israel: As luzes da iluminada Jerusalém e arredores, (Mahle Adomin), Jericó, Bethania Belém, Ramala, todas na atual Palestina até a longínqua Beth Shean. A visão era impressionante e até hoje passa na mente a beleza e a imagem da vontade do povo de Deus em entrar na Terra da Promessa depois de 40 anos de deserto.
O que a Bíblia nos diz.
O texto bíblico de deuteronômio 34, não ajuda nesta resposta, nos deixa somente a dúvida, tratando da morte de Moisés. Está escrito assim em deuteronômio 34,5-6:
"Moisés, o servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a palavra de Iahweh. E Ele o sepultou no vale na terra de Moab, defronte a Bet-Fegor, e até hoje ninguém sabe onde é sua sepultura" Deuteronômio 34,5-,6 (Bíblia de Jerusalém)
O versículo mais conhecido sobre o assunto, diz que o túmulo de Moisés não pode ser encontrado. Os comentários do livro do deuteronômio argumentam que isso foi feito para que o local de sepultamento de Moisés não se transformasse num ponto de peregrinação e idolatria à pessoa de Moisés, já que ele foi uma pessoa de importância indescritível para o povo de Israel.
Este é o texto narrativo que fala da morte de Moises, e do mistério que envolve a localização de sua sepultura. Entretanto desde a antiguidade, os cristão passaram a venerar este local em que lembrava este acontecimento, da visão da terra prometida por Moisés. No período bizantino foi ai erguido um convento e uma Igreja, com um piso de ricos mosaicos, já que toda esta região as Igreja utilizavam esta técnica para tornar o piso bonito. Sabemos que muito colaborou para isto foi a Escola de Mosaicos em Madaba, cerca de 30 Kilometros do local.
Local sagrado da Jordânia, Monte Nebo: Moises vê a Terra da Promessa, ali morre e foi sepultado.
Do chamado Monte Nebo na Jordânia atual, Moisés avistou a Terra Prometida, segundo a tradição, Biblica. Local considerado do sepultamento de Moisés.
Seguindo a estrada que passa pela cidade de Mádaba localizada a 35quilômetros ao sul de Amã, capital da Jordânia, chegamos ao local chamado Memorial de Moisés Monte Nebo-Siyagha. É uma estrada que passa poucos carros, encontramos homens montados em camelos, um posto de controle do Exército Jordaniano e por alguns grupos de nômades instalados com suas tendas no meio de áreas desertas, que fica em torno ao Monte Nebo.
Hoje este local é uma das principais atrações religiosas do cristianismo, judaísmo e islamismo do Reino Hashemita da Jordânia.
Imagem: Memorial dedicado a Moisés no Monte Nebo, na Jordânia.
Imagem: Beduínos próximo ao Monte Nebo, com seus rebanhos de ovelhas e cabras
Foi dali que, segundo a tradição religiosa (católica, judaica e mesmo muçulmana), Moisés viu pela primeira vez a Terra Prometida, depois de vagar pelo deserto por 40 anos ao fugir do Egito junto com os outros hebreus. Foi ali que morreu, antes de chegar a seu destino, e enterrado, ainda que não se saiba exatamente o local. O panorama impressionante e a noite se pode vislumbrar as cidades de Israel e Palestina , durante o dia é mais difícil por causa da evaporação de água que torna o horizonte opaco. O lugar está sendo promovido como um importante centro de peregrinação religiosa da região, junto ao local onde Jesus foi batizado no Rio Jordão, e a uma série de sítios históricos localizados no país como Gerasa, Aman, Kerk, Petra etc .
O lugar esta mantido pelos franciscanos, o Monte Nebo, (existindo uma Igreja para celebrações e um convento franciscano) onde há mais de 70anos os arqueólogos da Escola de Arqueologia Bíblica Franciscana de Jerusalém, (os arqueólogos franciscanos, Salles, Piccirilo, Aliata, etc) vem realizando campanhas de escavações arqueológicas nas regiões de Madaba, Monte Nebo, Maqueronte etc é um importante centro do cristianismo no país de maioria muçulmana (só 6% da população é cristã). Este local do Monte Nebo nos ensina que a história bíblica da fuga do Egito, fez o caminho com o grupo liderado por Moisés, passando pelo território jordaniano em vez de subir ao país pela região onde atualmente fica a Faixa de Gaza,
Fonte:
Kaswalder, Pietro, Escursione in Giordania, Sussidio per le Escursione, Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalém 1993.