Olá Elienai, Jaguariuna / SP
Considerando o autor João apóstolo, chamado discípulo amado:
Vários testemunhos na história da interpretação do evangelho confirmam que foi João apóstolo, o chamado discípulo amado o escritor do 4 evangelho:
Desde o século II a tradição da Igreja reconhece que é o apóstolo João o autor do quarto evangelho. Santo Ireneu atesta: “João, discípulo do Senhor, aquele que se reclinou sobre o peito escreveu também o evangelho durante a permanência em Éfeso”.
Considerando o autor “discípulo amado”, como sendo a comunidade.
Alguns autores hoje tratam este discípulo amado como uma entidade coletiva. Que a redação do evangelho seja fruto de uma “Escola” de um grupo de pessoas, ou mesmo considerando a comunidade Joanina.
Portanto, podemos dizer que o evangelho de João não seja um escrito de uma só pessoa ou mesmo realizado de uma só vez. Mas é do trabalho redacional que levou algum tempo, fruto de constantes releituras que a comunidade realizava, e situações novas e conflitantes que encontrava. Isto explica o porquê encontramos duas conclusões para o evangelho de João (Jo 20,30-31 e 21,24-25).
O evangelho de João teria sido apresentado pra as comunidades por volta do ano 95 d C.
Onde foi escrito o evangelho de João?
O evangelho de João foi composto e publicado na cidade de Éfeso, com o apêndice acrescentado, para dar testemunho de que proveio da mão do “discípulo a quem Jesus amava”, João, o filho de Zebedeu. Parece que a conclusão mais provável é que João escreveu antes da época da destruição de Jerusalém e a referência contida em João 21,24 foi acrescentada na época de sua apresentação pública em Éfeso.
Para quem foi escrito o evangelho de João?
O evangelista João escreveu para as pequenas comunidades que estavam espalhadas pelo Império Romano, em particular a Ásia Menor . O povo destas comunidades era um povo perseguido pelo Império Romano, com prisões, gente martirizada, sofrendo para se manter na fé dos apóstolos. O Imperador Romano era apresentado como o novo Jesus e salvador. Alem destas existiam ainda outras dificuldades. Era um povo já cansado, de sofrer, o primeiro fervor esta enfraquecendo, surgiam de tempos em tempos, falso líderes com doutrinas erradas e outras crenças que dificultavam aos primeiros cristãos seguirem retamente a doutrina de Jesus. Em fim todos necessitavam de uma palavra de conforto e esperança.
Consulta:
MATEOS, Juan, BARRETO, Juan, O evangelho de São João, análise Linguística e comentário exegético, grande comentário Bíblico, Paulinas, São Paulo, 1989.
CNBB, Uma Igreja que acredita. Evangelho segundo João, Paulinas, São Paulo, 2000.