Em 1João 3:12 está escrito: "Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão eram justas."

O primeiro homicídio e a Civilização

Caim e Abel e a sua adoração. "“ versos 1-5. Caim ("aquisição") era o tipo de homem natural da terra. Sua religião era de obras, destituída de fé salvadora, de noção de pecado e de necessidade de expiação (cf. "caminho de caim"Jd. 11).

Eva estava errada com relação ao primeiro filho ao dizer "alcancei do Senhor um filho homem". Ela talvez pensasse que Caim seria o cumprimento da promessa de Gn. 3.15, mas ironicamente, em vez de receber um salvador, recebeu um assassino, ilustrando a ignorância em que havia caído por ter confiado no conhecimento de Satanás. Quando Eva teve o segundo filho, deu-lhe o nome de Abel "vaidade", talvez reconhecendo a seriedade da maldição.

Caim e Abel são protótipos da divisão entre ímpios e piedosos que se perpetuaria ao longo da história dos homens sobre a terra. Embora muito se afirme acerca da diferença entre as duas ofertas, o motivo principal pelo qual Deus rejeitou a oferta de Caim foi não ser uma oferta de fé (Hb. 11.4). Mesmo no período inicial do programa redentor de Deus, demonstra-se que a verdadeira salvação é pela fé ("Sem fé é impossível agradar a Deus", Hb. 11.6).

O argumento do Senhor com Caim "“ versos 6-7
Assim como Deus procurou Adão e Eva quando eles pecaram, também procurou Caim. Este, no entanto, sendo protótipo do homem caído, recusou a oferta divina de reconciliação, preferindo buscar sua própria solução. As ações de Caim revelam o estado do homem irregenerado, amontoando pecado sobre pecado em sua rebelião contra Deus. A rejeição produziu rivalidade, que produziu ódio e, por fim, homicídio. Em Caim, o pecado atinge o ápice: ele começa alienando-se de Deus; a seguir, aliena-se dos outros homens, da natureza e até de si mesmo.

A primeira Civilização. Versos "“16-17

Caim deixou o lugar da presença manifesta de Deus (Shekinah), acima do oriente do Éden guardado pelos querubins (3.24); "saiu [...] da presença do Senhor", (v.16), habitando na terra de Node ("peregrinação"). Apartar-se da presença de Deus sempre implica privar-se da direção divina. "Caim conheceu intimamente sua mulher...", uma de suas inúmeras irmãs, já que então a prole de Adão era numerosa. O filho de Caim, Enoque construiu uma cidade (A primeira civilização urbana).