Olá Cicero Vicene da Silva de Simões Filho / BA!
A pergunta da dracma, na verdade são três. Pede-se, o que é, o valor, e seu significado. Embora já existam respostas no site que podem ajudar na compreensão, respondo resumidamente as três perguntas;
O que é a dracma?
A dracma é uma moeda grega de prata de uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8-9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.
Qual o valor da dracma?
No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas.
No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.
Como estabelecer o valor atual do dracma?
A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que variam de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma.
A dracma perdida uma parábola de Jesus. O significado?
Jesus transmite a sua mensagem utilizando o recurso literário das Parábolas. Muito usado no seu tempo na literatura Judaica. . A parábola da dracma no ensino de Jesus é uma história de Jesus contando que uma mulher tinha 10 moedas; era tudo o que possuía. Perder 10% daquilo que havia seria muito grave. Por isso busca com afinco o que perdeu. E quando encontra, se enche de alegria, condividindo-a com as pessoas que conhece.
Uma Parábola do grupo da misericórdia.
Essa parábola da dracma perdida aparece junto com outras duas parábolas que tratam do ensinamento sobre a misericórdia: a ovelha perdida e o filho pródigo (Lucas 15). As três parábolas são consideradas como "parábolas da misericórdia", pois o tema central delas é a misericórdia de Deus em relação ao pecador que se arrepende e volta à casa.
Seu significado!
A dracma perdida é um pecador, representando muito para Deus. Deus não o abandonada a sua sorte mas interessadamente o procura, acolhendo-o novamente no seu meio. Mesmo sendo pecador faz parte do tesouro de Deus, e enquanto há pecadores, Deus não se conforma, não está contente. Espera, com ânsia a sua volta.