O vocábulo "Evangelho"é uma palavra que deriva do grego (euangelion) e literalmente significa "boa notícia". Várias vezes no Novo Testamento à palavra "evangelho"se acrescenta outro substantivo que caracteriza e determina o termo "evangelho". "Do Reino"é um desses substantivos. Outras vezes encontramos "Evangelho de Jesus Cristo", "Evangelho da graça de Deus", "Evangelho de Deus", "Evangelho de seu filho", "Evangelho de Cristo", "Evangelho de paz", "Evangelho da glória de Cristo", etc. Na maioria das vezes se encontra o termo Evangelho sozinho.

Para esclarecer o que se pretende dizer com "evangelho do reino", vamos tomar algumas passagens onde aparece essa frase.

Mateus 4,23: E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 9,35: E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 24,14: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Marcos 1,14: E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,

Lucas 4,43: Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.

Lucas 8,1: E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele.

Tomando em consideração os textos citados vemos claramente que a expressãodo Reino acrescentada à palavra "evangelho"não nos permite falar de um evangelho especial, que será anunciado num tempo futuro. Trata-se sempre do mesmo evangelho, caracterizado em diferentes modos pelos autores sagrados. É o evangelho, a boa notícia, trazida por Cristo, anunciada por ele mesmo. Tal tarefa é passada a nós todos, que temos a missão de transmitir essa notícia, a mensagem de Cristo.

Talvez aquilo que pode nos perturbar e a frase em Mateus 24,14 que diz ... e então virá o fim. Gosto de pensar o "fim"como uma meta, um objetivo, uma finalidade e não como uma tragédia e muito menos como fim do mundo. O grego ajuda a sustentar essa minha idéia. De fato o termo usado por Mateus nesse versículo é telos, palavra muito bem conhecida por alguém que estudou um pouco de grego. O seu sentido é "meta", "conclusão", "objetivo", "realização"e não tem nada a ver com "fim do mundo". Portanto, com a frase ... e então virá o fim o evangelista quer dizer que então, quando o Evangelho, a mensagem de Cristo, for anunciada em todo o mundo a missão está concluída, se realizou o objetivo, a missão está cumprida.

O Evangelho é sempre o mesmo, a boa nova de Cristo, em todos os tempos.