Olá Elizabeth de Sardoa /MG!
A palavra Misericórdia é muito utilizada em nossas orações e pedidos. É uma palavra que esta muito perto de Deus, e demonstra para nós uma manifestação toda especial de sua graça e de seu amor para com todos os homens e mulheres. Tanto no Antigo Testamento bem como nos livros do Novo Testamento, vamos encontrar em muitas passagens esta palavra misericórdia. Segue abaixo o tema da misericórdia ilustrado com os livros e versículos bíblicos.
A palavra misericórida no Antigo Testamento.
No livro do Êxodo 34,6:
“Deus clemente e longânime e grande em misericórdia e fidelidade” (Bíblia Almeida)
O texto confirma uma das experiências religiosas mais antigas do povo de Deus.
No livro de Oséias 11,8:
“Meu coração se contorce dentro de mim, minhas entranhas comovem-se 9 não executarei ao ardor de minha ira...porque sou um Deus e não um homem”(Bíblia de Jerusalém)
O tradutor utiliza a palavra comovem-se em vez de misericórdia, mas abrange o mesmo significado.
No livro do Êxodo 3,19:
“Farei graça a quem quiser agraciar, e terei misericórdia de quem eu quiser”. (Bíblia de Jerusalém)
A misericórdia divina é fruto de sua liberdade Ele distribui a quem quiser. Apesar disto o pecador pode esperar confiante pela misericórdia divina.
No livro dos Salmos encontramos a palavra misericórdia em várias passagens: Citamos alguns textos. Salmo 51 (este é o famoso salmo tantas vezes por nós invocado o chamado “miserere; Salmo 130, outro salmo muito conhecido, geralmente invocado em celebração pelos mortos este salmo é chamado “de profundis”; Sl 23,6; Sl 25,6; Sl 52,8; Sl 107,1; Sl 118,1; etc...
A palavra Misericórdia no Novo Testamento.
Igualmente no Novo Testamento encontramos varias passagens sobre a misericórdia.
No evangelho de Lucas 15,1-32 Parábola muito conhecida que trata do Pai misericordioso.