Olá Luis Carlos de Salvador / BA!

Parabéns por estarem estudando a Carta de Paulo aos Romanos. Será um belo estudo, pois traz muito da Teologia Paulina. Ela é rica em conteúdo. Na época de Paulo, ele utilizou muito o sistema de ditar seu pensamento, suas cartas ele ditou para um secretário escrever. Para a Carta aos Romanos não foi diferente. Esta escrito no final da carta este costume paulino. Vejamos o texto de Romanos 16,22:

22"Eu, Tércio, que escrevi esta epistola, vos saúdo no Senhor." (Romanos 16,22) Bíblia Almeida

O que escreveu a carta foi Tércio, sendo secretário de Paulo. Mas a Teologia transmitida na carta é Paulina, isto é a carta é de Paulo, não perde a autoria, por ter um secretario para redigir.

Concluindo:

Paulo usualmente não escrevia as cartas, e, sim delegava esta tarefa a secretários, também chamados de “amanuenses”. (Antigo burocrata que fazia a correspondência e copiava ou registrava documentos conf. Dicionário Aurélio). Entretanto sempre as validava, com sua assinatura (conf. 1 Coríntios 16,21; Colossenses 4,18, etc.)

Consulta:

CRANFIELD, C.E.B., The Epistle to the Romans, vol I, vol II, The International Critical Commentary on the Holy Scripture of the Old and New Testaments, T&T Clark Limited, Edinburg, Vol. I, pág 5-7; Vol II pág.806-807.