Olá Karla de Feira de Santana / BA!
Pergunta que não tem resposta, pois não temos citações de fontes dignas de se dar valor.
O que muitos comentam na historia do cego Bartimeu é esta, (não existe, livro, comentários que provem isto, portanto narrativo sem valor científico):
A história folclórica de Timeu:
Timeu era um general isrelita aposentado que se tornou comerciante e com a chegada dos Romanos, e a necessidade de pagar altos impostos, começou contestar a presença dos romanos na Palestina. Por este motivo foi morto. Seu filho por castigo, foi cego, daí a história do cego Bartimeu.
Em resumo:
Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.
Concluindo:
Karla, não existe esta narrativa, em bíblia de estudos, nem aparece na história dos hebreus de Flávio Josefo. Portanto o fato é considerado apenas narrativa ilustrativa e popular.
O livro que conta a história de Bartimeu é chamado Evangelho de Marcos, a história se encontra no capítulo 10,46-52. Te sugiro de ler o livro todo, são 16 capítulos.
Imagem: A cura do cego Bartimeu em Jericó.