Essas 3 expressões estão intimamente ligadas ao louvor a Deus.
Dar glória a Deus é uma ação típica de quem exalta Deus, de quem lhe presta homenagem, principalmente através do culto. Atos dos Apóstolos atesta duas situações opostas: por um lado quem não rende glória a Deus perece (Atos 12, 23), invés, quem dá glória a Deus, é justo (Atos 21,20).
Amém é um advérbio da língua hebraica e literalmente significa "na verdade", "verdadeiramente". Aparece muitas vezes na Bíblia e pode ser traduzido também com "assim seja":
- Deuteronômio 27,15: Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
-
Deuteronômio 27,26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!
-
1 Crônicas 16,36: Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR.
- Jeremias 28,6: Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do SENHOR e todos os exilados.
-
Roman0s 16,27: ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Aleluia, como já dito outras vezes no site, em si, é um das expressões através da qual damos glória a Deus. De fato é a transliteração da palavra hebraica halleluya, que significa oremos, louvemos a Deus. É um vocábulo composto de hallelu e Yah. Literalmente significa louvai Yah. Yah é uma forma breve de YHWH, o nome divino, o tetragrama. Na Bíblia, aparece 28 vezes, entre as quais 4 no Apocalipse. No Antigo Testamento aparece sobretudo nos Salmos 113-118.