Olá Cláudio Betiol de Osvaldo Cruz / SP!!
Para responder a pergunta devemos olhar um pouco à linha da história.
Os Romanos na Palestina.
O Império Romano conquista a Palestina com o general Pompeu e suas legiões no ano de 63 a.C.
Politicamente a Palestina se reorganiza agora nas mãos do Império Romano. Os Romanos tinham na pratica de conquista valorizar as organizações já existentes e que colaborassem com eles.
A figura do Rei Herodes:
Assim surge a figura de Herodes, o Grande que se alia aos Romanos, com grande colaborador dos Romanos, recebendo o título de Rei e governando a Palestina do ano de 37 a.C. até o ano 4 a.C.
A sucessão do Rei Herodes é distribuída aos 4 filhos que passam a governar as chamadas Tetrarquias – A Palestina dividida em Partes (Judéia, a Induméia e a Samaria, Galiléia e Pereia, Gaulanítide, Batanéia e Pânias
O Tetrarca de Jerusalém Arquelau é deposto por causa de problemas de revoltas internas e com o Império Romano e se estabelece o regime de procuradores na Judéia. Na época da morte de Jesus o procurador, conforme o texto bíblico é Poncio Pilatos.
Em resumo:
Na época do nascimento de Jesus a Palestina era governada pelo Rei Herodes, e o Império Romano por César Augusto.
Na ocasião de sua morte, em Jerusalém existia o regime dos Procuradores Romanos e o governo desta província estava nas mãos de Pôncio Pilatos. (procurador – eram romanos gente de confiança do Império com a segurança de contingente militar romanos, (1500 soldados) para manter a ordem nas províncias rebeldes).
Consulta:
SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986.
ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970.