Olá Daniel Soares de Xique - Xique / BA!
A pergunta a respeito do sábado, como dia de adorar o Senhor, chega ao portal seguidamente. Já houve tentativas de resposta. Como é uma pergunta controversa, Não podemos mudar o que a pessoa tem como verdadeiro, devido a doutrina que segue. Deixo algumas considerações, não gostaria que fosse motivo de polêmica, pois, não nos ajudará na compreensão do texto sagrado.
Testemunho particular:
- Posso dizer que durante o tempo que vivi em Israel, na cidade de Jerusalém por longos 6 anos convivi com os que seguem a religião Islâmica, e eles tinha a sexta feira como sagrada, milhares de pessoas chegavam a Jerusalém, para rezar e prestar culto a Deus na mesquita de Omar, no lugar do Antigo Templo de Salomão.
- No sábado Israel parava, pois era dia santo, onde os judeus praticantes iam a Sinagoga para rezar. Tudo era fechado e o transporte não funcionava.
- Alguns grupos cristão que observam o sábado, também respeitavam este dia.
- No domingo os cristão respeitavam como dia de adorar ao Senhor. Freqüentavam as Igrejas e não trabalhavam. Em Israel é fato tranqüilo este respeito pela crença das pessoas que convivem num mesmo país, Embora sabemos que Israel como estado judaico, observava o sábado. Penso que não é uma boa iniciativa querer forçar os que pensam ao contrário a assumir o nosso pensamento.
A pergunta é clara!
Quem inventou o dia do Domingo para adorar a Deus. O que posso dizer vem dos textos bíblicos, do Novo Testamento.
Encontramos nos Atos dos Apóstolos 20,7 a passagem:
“No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para partir o pão; Paulo, que devia partir no dia seguinte, entretinha-se com eles. Prolongou seu discurso até o meio da noite”. (Atos dos Apóstolos 20,7) Bíblia de Jerusalém.
Como entender o primeiro dia da semana. Este seria o primeiro dia da semana Judaica, é que oficialmente se tornou o dia da reunião dos cristão. (cf. Mt 28,1 e 1Cor 16,2) O dia da ressurreição de Jesus se tornou o dia para adorar a Deus, louvar, ouvir sua palavra e celebrar a eucaristia.
Assim a reunião dominical se realizava neste primeiro dia da semana, logo ao despontar do Sol. Se formos contar a maneira judaica, como muitos fazem, seria o sábado a tarde.
No Apocalipse encontramos outra passagem: 1,10
“No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de uma trombeta, ordenando;”(Apocalipse 1,10) Bíblia de Jerusalém.
Penso que estes textos tem clareza suficiente para entendermos, o porque, no primeiro dia da semana judaica, portanto o domingo os cristão se Reunem para adorar a Deus.