Olá Ivaneia de Maiquinique / Ba

Encontramos um significado para Bezeque na língua grega sendo chamado de relâmpago.

Nos livros bíblicos do Antigo Testamento, encontramos como sendo uma cidade de Judá conforme o livro de Juízes 1,4:

“Judá subiu, pois e a Iahweh entregou-lhe em suas mãos os cananeus e os ferezeus, e feriram em Bezec, a dez mil homens.”  (Juízes 1,4) Bíblia de Jerusalém.

Ou ainda em 1 Samuel 11,8:

“Saul passou em revista em Besec: contou trezentos mil filhos de israel e trinta mil filhos de Judá.”( 1 Samuel 11,8) Bíblia de Jerusalém.

Conforme a narrativa Bezeque é a terra de Adoni-Bezeque o lugar onde Israel e Judá se juntaram sob a liderança de Saul. Adoni-Bezeque, rei da cidade, foi morto por israelitas, sofrendo os mesmo tratados que costumava infringir aos reis derrotados, cortava seus dedos para não mais lutarem.

Também encontramo referência na história das religiões que Bezeq ou Bezeque era a divindade cananeia dos relâmpagos. Na terra  dos Babilônios era chamado de o Shamas. Em outras palavras podemos dizer que Adoni-Bezeque ="meu senhor é Bezeque".

Também a palavra Bezeque significa Dispersão. Este significado demostra o nível de crueldade impregnado no caráter de Adoni-Bezeque. Era considerado um rei cruel e sanguinário. Nas guerras que vencia e nos territórios que conquistava prendia o rei e cortava-lhe os polegares superiores e inferiores, impedindo para sempre que aquele rei voltasse a empunhar qualquer arma. Coube a Israel dar um fim a está trajetória sanguinário de Adoni-Beseque experimentando do próprio veneno tendo seus polegares arrancados.