Olá Fábio Ferreira de Matos de São Paulo/ SP!
Para podermos distinguir a diferença entre Escribas e Saduceus, que na realidade não são os mesmos vejamos a distinção.
1 – Grupos Políticos Religiosos na Palestina do tempo de Jesus.
- Os Saduceus
- Os Zelotas
- Os Fariseus
2 – A sociedade Judaica no tempo e Jesus:
-
O clero
O sumo sacerdote, o Sinédrio e os levitas. -
O povo
Os anciãos, a classe média, o povo, os escribas
Quem eram os Saduceus?
Grupo político judaico, que tem a origem no Sumo sacerdotes Sadoc (conf. 2Sm 8,17) Ligados a aristocracia sacerdotal, e por interesse econômicos, colaboravam com os Romanos. Aceitavam somente a Tora, tinham desconfiança nos profetas,e negavam a ressurreição, anjos e espíritos (conf. Atos dos Apóstolos 23,8). Depois da destruição do Templo em 70 d.C. desapareceram paulatinamente.
Quem eram os escribas?
Eram membro da sociedade judaica com capacidade de ler e escrever, tornam se um grupo especifico, que passam a auxiliar no serviço do Templo e muitos tem funções no Sinédrio por causa da capacidade interpretativa das leis jurídicas.
Eram os copistas dos escritos sagrados e os que faziam a leitura e a interpretação da Lei. Jesus teve vários conflitos como grupo dos escribas, pois amavam as honrarias e tinham uma exegese da Lei muito rígida. No grupo dos escribas havia possibilidade de promoção no quadro social da sociedade judaica. O rabino Hilel começou como mendigo e tornou-se um personagem celebre em Israel. Foram os escribas que prepararam Israel, para terem continuidade, mesmo com a destruição do templo. Muitos Fariseus que eram escribas e tornaram-se chefes das Sinagogas.
Na sociedade judaica os escribas não podiam cobrar pela intrepretação da lei, e dos conselhos, do mesmo modo que Deus deu a Lei gratuitamente. Como os escribas tinham que viver recebiam uma retribuição, considerada modesta, assim como era a profissão.
Concluindo
Olhando a participação dos Saduceus e Escribas na sociedade judaica, dificilmente algum Escriba pensava como os Saduceus e apoiava suas propostas. Elas eram contraditórias. O grupo dos Saduceus uma vez destruído o Templo desapareceu, assumindo o judaísmo os Fariseus, dos quais muitos eram escribas.
______________________
Consulta:
SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 54-85.
SCHUBERT, Kurt, Os partidos religiosos hebraicos da época neo-testamentária, coleção Biblioteca de estudos bíblicos, 5, Paulinas, São Paulo1979, pág.53-57.