Olá Regina Coeli da Nóbrega e Prata da Silva de Duque de Caxias / RJ
Quando lemos o texto bíblico do livro do Êxodo que narra à volta do povo de Deus a terra prometida, colocamos dúvidas na questão dos 40 anos. Vejamos a situação
Situação da caminhada pelo deserto.
Depois de ter estado no Egito durante vários séculos (430 anos segundo Êxodo 2,40), o povo dos hebreus sofre a opressão do Faraó e escapa, guiado por Moisés.
O livro do Êxodo conta que os filhos de Israel, tendo fugido do Egito, caminharam pelo deserto durante 40 anos:
“Os filhos de Israel comeram o maná durante quarenta anos, até chegarem a terra habitada; comeram maná chegarem aos confins do país de Canaã.” (Êxodo 16,35) Bíblia Jerusalém.
A distância entre Israel e Egito
Os quilômetros que separam o Egito de Israel não são muitos (cerca de 500 Km, dependendo das rotas consideradas) e obviamente não justificam 40 anos de caminhada. Com certeza as caravanas daquele período faziam esse trajeto em cerca de 1 mês.
Considerando essas evidências, é óbvio que por trás da narração bíblica existe algo mais do que uma simples história de uma viagem do Egito para a Terra Prometida.
Imaginando a quantidade de povo seus pertences, e animais, possivelmente o trajeto poderia ser feito em um mês com tranqüilidade.