Olá Cristiane de Campinas / SP!
Mateus 7,12 assim se apresenta:
‘12Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei e os Profetas”. (Mateus 7,12) Bíblia de Jerusalém.
Encontramos esta mesma frase na literatura judaica tanto em forma positiva ou negativa,
(Tobias 4,15: “Não faças a ninguém o que não querem que te façam. [este livro de Tobias só na Bíblia Católica] (Tobias 4,15) Bíblia de Jerusalém.
Mas advertências semelhantes também encontramos em outras formas literárias como a Odisséia V. 188. Portanto se pode dizer que é uma máxima da sabedoria humana, que começou a ser dita a partir do bom senso e contrária ao egoísmo.
Jesus usando este dito torna ela como uma “regra de ouro”, dita por muitos comentarista a partir do século XVIII, buscando também inspiração no Antigo Testamento no Livro da Lei e dos Profetas. Ali encontramos a frase: amar o próximo como a si mesmo, a semelhança do amor divino como norma ética importante sendo o centro da pratica religiosa.
Mateus usando Lei e Profetas”, que aparecem na abertura do discurso em 5,17, quer nos dizer que o discurso está chegando ao seu término. Ele esta finalizando o pensamento inicial.