Olá Tiago de Boa Vista - RR!
A loucura de Nabucodonosor.
Nabucodonosor precisou ficar louco para converter-se e acreditar no verdadeiro Deus. Foi salvo porque se humilhou diante de Deus. Mas, Belsazar, apesar de tantos exemplos e advertências continuou no caminho da desobediência e morreu sem chance de arrependimento.
Deus oferece ao homem muitas oportunidades para arrepender-se. Convida-o insistentemente a se voltar para ele e o persuade. Mas se o homem continua no pecado, ele cruza essa linha invisível e então, perece inapelavelmente.
O tempo de loucura de Nabucodonosor não se pode interpretar literalmente o que o texto nos fala: em 7,25 “...por um tempo,dois tempos, e metade de um tempo”. A melhor leitura que encontramos nos comentaristas é a interpretação de “tempo”como sendo um período estabelecido por Deus, um tempo completo. Mais fácil de entender se fizermos a leitura e interpretação do mesmo texto em Apocalipse 11,2, que indica um período completo de tempo.
A compreensão do significado tempo em Daniel 7,25
Não podemos entender o significado de tempo em Daniel usando os conceitos que hoje temos de semanas, meses ou anos. Ou mesmo querer entender como sendo estações do ano.
Qual seria a compreensão?
É um típico artifício com uso cronológico. (1 +2 +0,5 = 3,5 isto é a metade de 7) Podemos dizer que seria a duração da perseguição de Antioco. Se traduz também em 42 meses ou 1260 dias tempo este que é retomado em seu significado em apocalipse 11,2-3;12,14; 13,5 .
No livro de Daniel se entende como um período de calamidades controladas por Deus, mas para consolo de todos ela será limitada.
Portanto a compreensão mais clara para este conceito vem da conceituação de tempo completo, um período estabelecido por Deus para se realizar uma ação. Seu início e seu término são estabelecidos por Deus. (conforme Daniel 4,22; 5,21)
Este conceito tempo é retomado no Apocalipse em 12,14:
Para o Apocalipse 12,14 temos:
“14...é alimentada por um tempo, tempos, e metade de um tempo” (Apocalipse 12,14) Bíblia de Jerusalém.
Sem traduz a compreensão de tempo num total de três anos e meio.
Consulta:
DOGLIO, CLAUDIO, Apocalipse, Introduzione, traduzione e commento, Nuova Versione della Bibbia daí Testi Antichi, editora San Paolo, Torino 2012.