É Lucas, o mesmo autor do terceiro evangelho, o Evangelho segundo Lucas.
Essa dedução, além de elementos linguísticos comuns às duas obras, deriva da menção na introdução dos dois textos do destinatário: teófilo:
Lucas 1,3: "... a mim também pareceu conveniente, após acurada investigação de tudo desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo, para que verifiques a solidez dos ensinamentos que recebeste."
Atos dos Apóstolos: 1,1: "Fiz meu primeiro relado, ó Teófilo, a respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início..."
Na sua primeira obra há um movimento de Jesus que converge em direção à Jerusalém, que para Lucas é o centro da atividade religiosa de Jesus. Em Atos, invés, o movimento é de Jerusalém para fora, abrindo-se ao mundo.
Como sabemos, Lucas não foi um apóstolo, mas um discípulo de Paulo, seu companheiro nas viagens.
Teófilo, o destinatário comum nas duas obras, pode não ser uma pessoa concreta, mas uma metáfora que engloba todo cristão. De fato, o significado desse nome grego é "amigo de Deus".