Conforme a Bíblia de Jerusalém, assim temos os dois textos que você menciona
Mateus 26,6 | João 12,1 |
Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso... | Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos |
Imagino que a questão que você põe tenha a ver com o local, Betânia, e os dois personagens, Simão e Lázaro.
Betânia fica a poucos quilômetros de Jerusalém. Quando estudávamos na cidade velha, era normal fazer uma caminhada até a cidadezinha de Marta, Maria e Lázaro: 1 hora de caminhada, logo atrás do Monte das Oliveiras.
Algumas passagens recordam a presença de Jesus naquela vila:
- Matesu 21,17: Jesus pernoita nesse local e saindo de lá na manhã seguinte, tendo fome, encontra a figueira sem frutas.
- Lucas 10,38-42: vai na casa de Marta e Maria. Não é mencionado "Betânia", mas a tradição, visto João 11,1, diz que era ali que elas residiam, com Lázaro.
- João 11,1: Em betânia Jesus ressuscita Lázaro, irmão de Marta e Maria.
- João 12: Jesus é ungido por Maria, na casa de Lázaro. E em seguida entra triunfalmente em Jerusalém (veja também Marcos 14 e Mateus 26,6-13 - Veja ainda Lucas 7,36-50 (Jesus ungido por uma mulher na casa do fariseu Simão).
Tendo presente os textos mencionados acima, podemos fazer algumas conjunturas.
- Betânia parece ser um "refúgio" de Jesus, onde encontra amigos.
- Os textos fazem pensar primeiro na existência da família de Lázaro, Marta e Maria
- Há também um certo "Simão", que Mateus e Marcos chamam de "leproso", enquanto que Lucas diz que era um "fariseu".
- Além do episódio da ressurreição de Lázaro, contado só por João, aconteceu lá uma unção: Lucas diz que teria sido feita na casa do fariseu Simão, por "uma mulher pecadora", enquanto que João diz que a unção aconteceu na casa de Lázaro, tendo Maria como protagonista.
Acredito que os dois textos que você menciona tem em comum somente o local, Betânia, enquanto que os personagens são diferentes, Lazáro e Simão o leproso.