Olá Jussara de Osaco - SP!
Correta a sua observação. Comumente se usa a palavra Lagar, no trabalho com a fabricação do vinho. Lagar, no processo que envolve a preparação do vinho é termo clássico. Para malhar o trigo, o local é outro se chama de “Eira”, encontramos o termo no Novo Testamento. É um lugar amplo aberto, onde o vento pode passar, para que no momento de jogar o trigo para o alto para separar as impureza, este trabalho seja facilitado.
Assim Lagar se entende
Na antiguidade cada vinha tinha o seu próprio lagar de vinho, neste local se preparava o vinho. Era uma cisterna feita na rocha, com a dimensão aproximada de de 2,40m de comprimento por 1,50m de largura. Era cavada na Rocha de tal modo que na parte de baixo tinha uma abertura, donde corria o mosto para outro recipiente. Este local era coberto e tinha barrotes onde estavam suspensas umas cordas, nas quais se seguravam os operários, que pisavam as uvas. Elas chegava ali transportadas em cestos e lançadas no lagar. Um trabalho duro e cansativo mas dava alegria aos trabalhadores, eles cantavam ao som de instrumentos musicais, durante as horas de trabalho.
Os Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito, junto ao local da plantação.
Assim a Eira se entende
O trigo era malhado na eira, um espaço amplo e arejado, para que o vento soprasse e passando limpasse as impurezas do cereal, no momento em que era lançado para cima.
O texto bíblico assim se apresenta
“Gedeão, seu filho,, estava malhando o trigo no lagar, para salvá-lo dos medianitas”. (Jz 6,11) Bíblia de Jerusalém.
Resposta a pergunta, Porque Gedeão malhava trigo no Lagar, lugar próprio para fazer vinho?
O texto bíblico nos responde claramente dizendo que:
Gideão ao malhar trigo no lagar, procurava se esconder dos midianitas, preservava o alimento para não ser roubado garantindo sua sobrevivência e de toda família.
A Bíblia ainda é concisa dizendo o porquê:
Já eram sete anos consecutivos que os midianitas invadiam Israel roubando-lhes gado, ovelhas e toda sorte de alimentos, deixando-lhes sem sustento algum Jz. 6,4.
“E, acampando na sua terra, devastavam os produtos do solo até às vizinhanças de Gaza. Não deixavam a Israel nenhum meio de sobrevivência, nem um cordeiro, nem um boi, nem um jumento, pois chegavam com suas califas e suas tendas, tão numerosos como gafanhotos....” (Jz 6,4-5) Bíblia de Jerusalém.
A população vivia amedrontada, assustada e já estava tão entregue a situação.
“Os filhos de Israel passaram a fazer covas nos montes, cavernas e construiu fortificações” (Jz 6,2) Bíblia de Jerusalém
Malhar trigo no lagar exige um esforço muito grande. O Lagar não é para isto. Retirar as minuciosas impurezas manualmente sem ajuda do vento, da claridade deveria levar muitas horas. Ao malhar trigo no lagar, Gideão demonstra disposição e coragem. Mas salva seu povo da fome. Eles sempre tiveram alimentos.