Olá Esther de Belo Horizonte - MG!
Belém e Jerusalém nas montanhas da Judéia.
A região da Judéia, é uma região montanhosa. A cidade de Jerusalém e Belém , estão as margens do deserto da Judeia, (8 Km uma distante da outra) região montanhosa a uma altitude de 786 m do nível do mar. Por estarem no alto, o clima no inverno é frio (mês de janeiro) e chega a nevar.
Nazaré as margens da depressão do Rio Jordão.
Nazaré está a uma altitude de 89 metros do nível do mar. E logo adiante está o lago da Galiléia, entrada e saída do Rio Jordão com uma altitude de -213metros do nível do mar.
Os Judeus moradores na Galiléia nas festas de preceito, iam a Jerusalém pelo vale do Rio Jordão iniciando a caminhada com – 200 metros e chegando a Jericó a – 400 metros. Evitavam passar pela estrada da montanha a Samaria e evitavam as subidas das montanhas.
Chegando a Jericó deveriam subir a Jerusalém em mais de 30 Km percorriam 1100 metros de altura.
O texto de Lc 2,4 é correto quando afirma “Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia para a Judéia...” (Lucas 2,4) Bíblia de Jerusalém.
Muitas outras passagens bíblicas fazem esta referência de subir a Jerusalém:
Em Gálatas 2, 1:
“Subi novamente a Jerusalém” (Galatas 2,1) Bíblia de Jerusalém.
Em Salmos 24,3:
“Quem pode subir a montanha de Iahweh” (se refere Jerusalém) (Salmos 24,3) Bíblia de Jerusalém.
Largamente conhecido são os chamados salmos dos degraus Salmo 120 -132.
Embora neste grupo de Salmos apenas o Salmo 122 faz menção especificamente à peregrinação para o Templo da cidade santa, a Jerusalém, é isto que todos eles querem expressar .Vejamos Salmo 122, 1 - 2,:
“Alegrei-me quando disseram: Vamos a Casa de Iahweh! Os nossos passos já se detém, as tuas portas Jerusalém”, (Salmo 122, 1-2) Bíblia de Jerusalém.
Estes Salmos dão uma idéia de movimentação no sentido de peregrinar, ir caminhando e cantando com destino à Jerusalém, no Templo.