O canal de televisão dos Estados Unidos Discovery (Discovery Channel) está colocando em onda um documentário intitulado "O sepulcro perdido de Jesus", que defende a hipótese que Jesus foi sepultado com Maria Madalena e, possivelmente, com o filho Judas. Trata-se de uma história incrível, que não tem nenhum acordo entre os arqueólogos. Primeiro de tudo os restos arqueológicos foram encontrados, na periferia de Jerusalém, em 1980 e estudados pelo Prof. Amos Kloner, arqueólogo de Israel. Naquele período e nos 27 anos seguintes tais restos não fizeram nenhuma impressão. O filme-documentário quer mostrar que em Jerusalém foi encontrado um tipo de túmulo familiar da família de Jesus e Maria Madalena. Amós Kloner disse que a teoria do documentário é "impossível"e "sem sentido"e que não tem nenhum indício de que Jesus e seus parentes tivessem uma sepultura de família.
Os restos arqueológicos encontrados pertencem ao governo de Israel. O documentário, invés, numa tentativa quase absurda, inclui entre esses restos outros que teriam pertencido a Tiago, que atualmente não pertence ao governo de Israel, mas é de um colecionador chamado Golan. O documentário defende a tese segundo a qual um dos ossuários teria desaparecido da coleção da Autoridade de Antiguidades de Israel. Esse ossuário seria exatamente do assim chamado "Tiago, irmão de Jesus". Depois da entrevista que lançou o documentário foi descoberta uma foto desse ossuário tirado no início do ano 70, que comprovaria a falsidade da teoria, visto que se o túmulo foi descoberto em 1980, um objeto que veio dele não pode ter sido fotografado em 1970.
De qualquer forma o site do Discovery Channel diz que os responsáveis do documentário, Simcha Jacobovici e seus colegas, teriam reunidos evidências científicas, "incluindo análise de DNA feita em um dos mais famosos laboratórios genéticos do mundo"e também depoimentos de estudiosos que defendem que um túmulo de 2000 anos na zona do quarteirão de Talpiot possuía os restos de Jesus e sua mãe Maria, Maria Madalena e, talvez, seu filho Judas.
O túmulo continha 10 ossuários, 5 dos quais continham inscrições de nomes que o documentário conduz à família de Nazaré: Jesus, Maria, Mateus, José irmão de Jesus e Maria Madalena. Há também uma sexta inscrição traduzida como "Judas filho de Jesus", sempre segundo o Discovery Channel. Todas as inscrições são em hebraico ou aramaico. Há uma que é em grego e diz "Mariamene e Mara", que pode ser traduzida como "Maria conhecida como a mestre".
Francois Bovon, professor de história da religião na Universidade de Harvard, diz que"Mariamne"era o nome dado a Maria Madalena, que aparece também no apócrifo "Atos de Felipe", que cita os apóstolos e Mariamne, irmã do apóstolo Felipe.
Os responsáveis do documentário recolheram restos do ossuário de "Jesus" e "Mariamene" para o teste do DNA. "Os restos humanos foram analizados por Carney Matheson, um cientista do Paleo-DNA Laboratory na Universidade de Lakehead University no Canadá. O exame do DNA determinou que os restos dos ossuários de Jesus e Maria não mostravam que eram parentes. Visto que os túmulos familiares normalmente têm parentes ou casais, Jacobovici sugere que Jesus e Maria fossem casados e que Judas pudesse ser filho deles.
O produtor executivo do filme é James Cameron e ele diz que o que eles mostram é a uma investigação. Literalmente afirma: "nós apresentamos o caso; e agora é hora do debate começar"
Essa é a tese do documentário, que já foi comprado por diversas televisões e quem sabe daqui a algum tempo estaremos vendo em nossas casas. Porém, repetimos, a nível científico, a sua posição é quase unanimemente criticada.
Túmulo de Jesus com Madalena e filho?
Busca no site
Bíblia online
Últimas novidades
-
- 22/05/2024
- 2833
-
- 20/05/2024
- 3847
O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
-
- 20/05/2024
- 2397
-
- 19/05/2024
- 1823
-
- 19/05/2024
- 4067
Newsletter
Arquivos por seções
- Quem escreveu a Bíblia?
- O vinho das bodas de Canã, o primeiro milagre de Jesus, era alcoólico?
- Foi de Nazaré ou de Belém que a Sagrada Família foi para o Cairo? E quantos quilômetros e dias teve a viagem?
- Como José morreu? Qual foi a doença que o levou à morte?
- Há algum livro que fala das leis e costumes do tempo da Bíblia, com explicações?
- Por que o Rei Hiram achou inúteis as terras dadas por Salomão?
- Não encontro informação sobre a morte de Paulo. Foi decapitado?
- Levitas podiam ter propriedades? É do senso comum que não. Mas o que dizer de Jeremias 32.7-14 e Atos 4.36-37?
- 21/03/2021: Novos manuscritos encontrados na zona do Mar Morto
- 10/11/2019: 1,5 bilhão de pessoas não têm a Bíblia na língua que melhor entendem
- 08/09/2019: Setembro, mês da Biblia
- 19/10/2018: Colheita das azeitonas no Jardim das Oliveiras, em Jerusalém
- 30/09/2018: Notícias da Terra Santa
- 26/08/2018: Revista Brasileira de Interpretação Bíblica - ReBiblica
- 16/05/2018: Cristãos celebram Ascensão do Senhor em Jerusalém
- 04/04/2018: Semana santa em Jerusalém
- 23/12/2022: Natal: aniversário de Jesus
- 07/01/2022: Jesus se retira
- 28/12/2020: Massacre dos inocentes e fuga para o Egito
- 29/11/2020: Contexto sociológico, astronômico e histórico do Advento
- 15/11/2020: A inveja da graça dos outros " Parábola dos talentos
- 25/10/2020: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas"
- 13/09/2020: Perdoar setenta vezes sete!
- 14/08/2020: Assunção ou dormição de Maria
Temas mais visitados
- Mulher do fluxo de sangue
- Dízimo
- Dracma
- Apóstolos
- Cães
- Leão
- Timeu
- Correção fraterna
- Mulher encurvada
- Anátema
- Estrela de Davi
- Abrasamento
- Origem
- Obede-Edom
- Sulamita
- Jesus chorou
- Pequenos/Pequeninhos
- Aleluia
- Glória
- Oferta alçada
- Paz
- Gedeão
- Jacó
- Rebelião
- Discípulo amado
- Profetas
- Caifás
- Comportamento - regras e costumes
- Árvore da Vida
- Dor
- Betesda
- Trabalho
- Pai Nosso
- Eunuco