Olá Douglas de Poço Redondo - SE!
Se quisermos sua pergunta nos leva a um estudo aprofundado de teologia e aspectos bíblicos.
Esta resposta será apenas um ponto de partida, que poderá ser aprofundado enormemente.
Vou indicar como resposta a passagem bíblica do prólogo do evangelho de João que fala da realidade do “Verbo”, isto é, fala da participação de Jesus Cristo desde a obra da criação, depois a encarnação que trouxe a salvação para a humanidade e seu retorno a casa do Pai. Olhemos o texto de Jo 1,1-5:
“1No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. 2No princípio, ele estava com Deus. 3Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito de tudo o que existe. 4 Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens 5 e a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a aprederam.”(João 1,1-5) Bíblia de Jerusalém.
Assim temos conhecimento que Jesus Cristo o Verbo divino existia mesmo antes da criação de todas as coisas, e na obra divina da criação Ele estava presente. Assim Jesus existia em Deus antes do mundo, que por Deus foi criado conjuntamente com Jesus e o Espírito de Deus. Deus designou para Jesus uma missão especial de resgatar a humanidade que se afastara de Deus. Cumpriu sua missão e retornou a casa do Pai.