Olá Maria de Praia Grande - SC!
O auxílio da arqueologia.
Descobertas arqueológicas de minas de cobre no Araba, confirmam que já nesta época se trabalhava com este material a fundição do cobre. Estão localizadas onde hoje se encontra a cidade de Timna, estes achados arqueológicos atestam que o obre desde o século XIII antes de Cristo já eram trabalhados e transformados em diferentes objetos.
A arqueologia descobriu nestes locais das minas de cobre, pequenas serpentes de cobre, que serviam para proteção contra cobras venenosas, conforme aquela que Moisés mandou erguer em uma aste, o conhecido episódio bíblico de serpente de bronze.
Se fala em serpente de bronze indicando que já existia possibilidade da fundição do cobre com outras ligas gerando o bronze. Estes materiais era de uso das populações para suas atividades.
Obs. No Museu de Israel e no museu Rochefeller em Jerusalém existem em abundância objetos e peças frutos do trabalho arqueológico em Israel. Atestam o uso do cobre , do bronze e do ferro.
A região das Minas em Israel se encontra no caminho de Cades e do Golfo de Ácaba.
Nota: Encontramos muitas referências e estudos sobre as chamadas Minas do Rei Salomão:
Veja este artigo em:
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL838820-9982,00-ESCAVACOES+PODEM+CONFIRMAR+EXISTENCIA+HISTORICA+DE+MINAS+DO+REI+SALOMAO.html
Escavações podem confirmar existência histórica de ‘minas do rei Salomão'
Reinaldo José Lopes
“A velha briga para determinar o que é fato e o que é lenda nos textos bíblicos acaba de passar por mais uma reviravolta -- e quem saiu ganhando foi o glorioso reino de Salomão, filho de Davi, que teria governado os israelitas há 3.000 anos. Escavações na Jordânia sugerem que a extração de cobre em escala industrial no antigo reino de Edom -- região que, segundo a Bíblia, teria sido vassala dos reis de Israel -- coincide, em seu auge, com a época do filho de Davi. Em outras palavras: as célebres "minas do rei Salomão" podem ter existido do outro lado do rio Jordão.”