Olá Isabel de Salete - SC !
As respostas a estas perguntas sobre Zaqueu (evangelho de Lucas 19,1-10) seriam bem mais fáceis e compreensíveis se o evangelista Lucas tivesse incluído os nomes de todas as pessoas que no episódio estão envolvidas. Mas a realidade do texto não é esta, e a resposta vem de conclusões que o texto nos oferece.
A família de Zaqueu!
Igual as outras famílias que viviam na Palestina e no Império Romano a estrutura familiar era patriarcal. Sob o mesmo teto vivia o Pai a Mães, os irmãos e também as novas famílias que surgiam do casamento dos filhos. Formavam um clã onde o patriarca, o Pai administrava os trabalhos e a vida de trabalho de todos. As determinações que eram necessárias dentro da casa era a mãe que determinava.
Acompanhando o fato, se pode dizer que Zaqueu respondia pela família toda, pois ele ao receber o convite de Jesus no alto do Sicomoro e aceitando, responde por todos que moram com ele:
Jesus diz: "Zaqueu desce depressa pois hoje devo ficar em tua casa. Ele desceu imediatamente e o recebeu com alegria.(Lucas 19,5-6) Bíblia de Jerusalém.
Toda a familia de Zaqueu acolhe Jesus. Possivelmente seu Pai já teria morrido e ele administrava o andamento da casa.
Seus irmãos ou casados ou solteiros a narrativa não esclarece, deveriam viver na mesma casa.
Jesus foi recebido por Zaqueu e no final do encontro Jesus afirmou “Hoje a salvação entrou na tua casa”. Esta expressão quer dizer, que não só Zaqueu passou a ser seguidor de Jesus, mas a sua casa isto é: sua família, todos os membros, a mulher, filhos, e escravos. É costume Oriental todos os membros da família seguirem o chefe do clã.
Imagem de Jesus e Zaqueu