Olá Lívia de Três Corações - MG!
A resposta à sua pergunta é uma das curiosidades Bíblicas. Nos textos dos evangelhos embora encontramos poucas passagens que falam de Maria, e onde ela residiu, os evangelistas não tem preocupação exagerada em falar dos lugares onde Maria viveu, narram alguns fatos.
As informações mais concisas vêm dos evangelhos apócrifos, em particular o “Proto-evangelho de São Tiago.
Nascimento de Maria?
Joaquim e Ana os pais der Maria viviam com pastores de ovelhas e cabritos nos arredores de Jerusalém. Joaquim não possuía descendência. Os apócrifos narram que Ana foi atendida em seus pedidos de dar uma descendência para Joaquim e deu à luz a uma menina Maria.
Ana fez uma promessa de dedicar Maria ao serviço do Templo. A partir dos 3 anos de idade passou a viver no Templo a na casa de seus pais, ao lado do Templo. Hoje no lugar onde nasceu Maria e viveu sua infância cumprindo as promessas feitas a Deus por sua Mãe, existe uma “Igreja de Santa Ana”.
Completando 12 anos Maria deixa o serviço do Templo e casa com José morando em Nazaré na Galiléia. Nazaré aconteceu a Anunciação e Jesus passa sua infância a serviço na carpintaria de José.
Maria morou na Turquia segundo a tradição.
O fato biblico que narra o evangelho de João onde Jesus na Cruz entrega sua Mãe Maria aos cuidados de João, motiva muitos estudiosos a afirmarem que Maria morou em Efeso aos cuidados de João evangelista..Este local não esta citado no evangelho, mas a tradição afirma que o evangelista João foi morar em Efeso, atual Turquia, nas montanhas distante 5 Km da cidade. Ali Maria vivieu seus últimos anos. A Igreja Ortodoxo Grega, consagra esta tradição e coloca que Maria foi Assunta aos céus, neste local.
Consulta:
ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004, pág.25-43.
BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vida de Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém, pág. 18ss.
Imagem da Igreja de Santa Ana, Jerusalém