Olá Jhonatan de Itabira - MG!
Praticamente a citação de números 18,21-24, responde sua pergunta. Assim lemos:
“Eis que os filhos de Levi dou por herança todos os dízimos arrecadados em Israel, em compensação pelos serviços, isto é, o serviço que fazem na tenda das reuniões”... .termina o texto assim: Eis por que lhes disse que não possuirão herança alguma no meio dos filhos de Israel” (Números 18,21-24) Bíblia de Jerusalém.
Na época de Jesus os sacerdotes que trabalham no Templo estavam nesta situação.
Total de sacerdotes que trabalhavam no Templo de Jerusalém: 7.200 sacerdotes distribuídos em 24 seções de serviços.
Tarefas exercidas no Templo: Oferecer sacrifícios no Templo e conservar sua parte central.
Divisões de sacerdotes: Eram divididos em 24 seções de trabalhos anuais, com escalas a serem observadas fielmente. Permaneciam em serviço por uma semana de acordo com seu turno, cada uma divisão por sua vez. De manhã na primeira hora existia o sorteio entre os escalados de turno para funções especificas.
Nas grandes festas: Estavam convocados todos os sacerdotes para realizarem as funções que seriam necessárias.
Tempo de serviço anual: Serviam o Templo durante cinco semanas. Depois disto em suas casas exerciam a tarefa de conselheiros para as pessoas que os buscavam para isto.
A Pobreza reinava no meio sacerdotal.
As suas rendas vinhas de duas fontes:
1 - Parte retirada dos sacrifícios (somente durante as cinco semanas do ano)
2 – E do dízimo. Na época de Jesus o pagamento do dizimo era difícil, pois muitos se esqueciam, eram pequenos camponeses explorados pelos impostos romanos. Era uma população pobre.
Alternativa de trabalho: Muitos sacerdotes exerciam trabalhos como carpinteiros, cortadores de pedra (na época de Herodes o grande ele mandou preparar1000 sacerdotes para serem cortadores de pedra, na reconstrução do Templo), eram pequenos comerciantes, açougueiros. Alguns tornaram-se escribas estudando a lei.
O sacerdote é hereditário, desde que o casamento seja com mulher Judia, e o filho seja física e mentalmente normal.
Imagem do sacerdote oferecendo um sacrifício