Olá Amanda Maria Oliveira de Souza de Itapetininga - SP!
A pergunta que fazes diz respeito de três dos quatro evangelistas que encontramos no Novo Testamento: Marcos, Lucas e Mateus. Todos eles escreveram o evangelho, que leva o nome deles e apresentam quase que uma biografia de Jesus. Vou responder a pergunta respeitando as tuas duvidas a cerca dos três evangelistas Mateus, Marco e Lucas e suas características. Praticamente tens na resposta desta pergunta a compreensão facilitada da interpretação destes evangelhos.
Nota: Os três evangelhos Mateus Lucas e Marcos fazem parte de um conjunto de escritos chamado Sinóticos (mesmo olhar), eles podem ser colocados em colunas comparando-se as semelhanças e diferenças dos textos. Praticamente o primeiro a ser escrito foi Marcos, depois Mateus e Lucas. Não se recomenda estudá-los separadamente.
Caraterísticas de Mateus.
Encontramos no evangelho de Mateus características que são próprias suas e que aparecem no texto, iluminado pelo Espirito Santo.
1 - O evangelho de Mateus é um evangewlho sistemático. Existe uma sequência cronológica dos fatos, iniciando com a genealogia de Jesus até os acontecimentos do após ressurreição.
2 - É um evangelho escrito para os Judeus, citemos como exemplo sua disposição em cinco livrinhos que lembra o Pentateuco judaco.
3 - Mateus é considerado o evangelho da Igreja
Esse Evangelho foi escrito Mateus preocupando-se com os judeus, e por isso há tantas referências às profecias do Antigo Testamento, as quais Jesus cumpriu. Contém, pelo menos, 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. O objetivo de Mateus era mostrar ao povo judeu que Jesus era de fato, o Messias tão aguardado por ele.
Características de Marcos
Este evangelho apresenta três características básicas:
1 - brevidade (é o evangelho mais curto), o primeiro a ser escrito;
2 – o Evangelho mostra um Jesus poderoso em ações;
3 - a organização (tem um esquema definido a Catequese de Pedro).
Como esta obra foi escrita na cidade de Roma, para romanos, tornou-se necessário explicar costumes judaicos (7,3; 14,12; 15,42), e Marcos no escrito do evangelho substitui o grego por latim.
Preocupa-se Marcos em apresentar Jesus, a partir da crise que vive a comunidade, com os ensinamentos de Jesus, suas Parábolas, milagres Paixão e ressurreição ajudam a comunidade criar condições, vencer os desafios e conquistar novos membros.
Características de Lucas
Algumas características próprias de Lucas no escrito do evangelho:
1 – A vida de Jesus é narrada amplamente, quase que em forma histórica, desde a anunciação do seu nascimento até a sua ascensão.
2 – É o Evangelho para os pagãos. Jesus veio para salvar a todos: judeus e gentios igualmente.
3 – Seu estilo literário é excepcional, um vocabulário rico e escrito com um domínio excelente da língua grega. Tudo indica que o escritor possuía uma cultura grega invejável.
4 – Jesus é apresentado como: “Filho do Homem”.
5 – Aparece um Jesus que se retira para rezar e ensina a rezar.
6 - Mostra um Jesus voltado para os necessitados, mulheres, crianças, pobres e os marginalizados.
7 – Mostra constantemente o estado de alegria daqueles que aceitam a Jesus, sua mensagem e propostas em suas vidas.
8 - A Espírito Santo é destaca na vida de Jesus e do seu povo (conf. 1, 15, 1,41, 1,67; 2,25-27; 1, 14, 1,18; 10,21; 12,12; 24,49).
A composição deste evangelho é por volta dos anos 80-85 d.C. Possivelmente o local em que foi escrito seja Antioquia na Ásia.
O Evangelho demonstra a universalidade da mensagem de Jesus Cristo. Esta proposta nova e para todos sem restrições.
Estes aspectos ou características vão aparecendo nos textos que a comunidade de Lucas utilizava na pregação e ensino da proposta de Jesus. Lucas demonstra um rosto diferente de Jesus, nem um pouco semelhante aos outros evangelhos.