Olá William Navas de Bauru - SP!
Não quero que está resposta seja algo definitivo para a compreensão desta valorização que muitas denominações cristãs dão ao Antigo Testamento.
Penso que o Novo Testamento o evangelho de Jesus é o ponto central no seguimento de Jesus. Uma vez que cremos que Jesus nos salva, passamos a viver e caminhar segundo o que ele nos pede.
Considerações do valor do seguimento dos Evangelhos de Jesus:
Em Jesus os pilares que sustentavam o judaísmo foram atingidos.
Para o Judaísmo – o lugar central do culto era o Templo de Jerusalém.
- Com Jesus qualquer lugar passa ser templo, “onde tiver dois ou três reunidos em meu nome eu estarei no meio deles”.
Para o judaísmo o perdão dos pecados acontece nas oferta e sacrifício realizados em Jerusalém.
- Com Jesus Êle e sua palavra perdoa nossos pecados, não existe mais necessidade de ofertas e sacrifício em Jerusalém, para o perdão dos pecados.
Para o Judaísmo o sábado se torna o dia do descanso conforme o livro do Genêsis.
- Para Jesus o dia de descanso é o dia de sua ressurreição. A morte ganha vida.
Para o judaísmo o seguimento a Lei é que salva a pessoa.
- para Jesus Êle é a lei, todo aquele que crer nele segue seus ensinamentos e está salva.
Somos convidados a compreender o Antigo Testamento como preparação a chegada de Jesus que vem salvar-nos. Deus se arrepende e dá uma nova chance a humanidade enviando seu filho em forma carnal para a partir do homem sua dignidade alcance estatura divina.
O emprenho no estudo da Bíblia deve estar centralizado nos evangelhos de Jesus, como fonte inspiradora das nossas ações.
A história da Salvação que encontramos no Antigo Testamento, não deve ser colocada de lado, mas torna-se um preciso auxílio na compreensão de Jesus e sua mensagem.
A carta aos Hebreusé uma tentativa de ajudar a comunidade, formada de muitos judeus convertidos a Jesus. Os valores contidos no Antigo Testamento não são eliminados, mas sofrem uma nova compressão. O dízimo passa ser uma contribuição de acordo com a possibilidade de cada pessoa, nem mais dez por cento nem mais alimentos ou animais. O dia de descanso passa ser no domingo. O livro dos Hebreus ressalta o valor do sacerdócio de Cristo em relação ao sacerdócio exercido no templo de Jerusalém.