Nas escavações da cidade de Davi, em Jerulém, foi encontrado uma miniatura de uma romã feita com marfim. A particularidade deste objetio é que tem muita semelhança com a descrição que faz 1Reis 7: haviam 400 romãs que cobriam os capitéis na casa de Salomão. Mais precisamente, o texto em 1Reis 7,40-42 conta que Hirão, um artesão de Tiro, no Líbano, preparou esses objetos para o Templo: Hirão fez também as caldeiras, as pás e as bacias; assim acabou de fazer toda a obra que executou para o rei Salomão, para a casa do Senhor, a saber: as duas colunas, os globos dos capitéis que estavam sobre o alto das colunas, e as duas redes para cobrir os dois globos dos capitéis que estavam sobre o alto das colunas, e as quatrocentas romãs para as duas redes, a saber, duas carreiras de romãs para cada rede, para cobrirem os dois globos dos capitéis que estavam em cima das colunas

O objeto, com cerca de 2 centímetros de altura, sobre o qual tem uma pombinha, foi encontrado junto à piscina de Siloé, próxima à sorgente do Ghihon. Os arqueólogos hipotizam que essa piscina fazia parte do antigo projeto hidráulico da cidade, que foi realizado escavando a pedra. O objeto encontrado foi datado como sendo do IX século antes de Cristo, ou seja, da época do primeiro templo, logo depois do reino de Salomão.

Há 12 anos a região da piscina de Siloé tem sido escavada pela "Israel Antiquities Authority", em cooperação com a "Autoridade para a Natureza e os Parques de Israel"e a associação "Elad", conduzidos pelo professor Ronny Reich (Universidade de Haifa) e Eli Shukron (IAA). Entre os objetos encontrados, existem 10 mil fragmentos de espinas de peixe de diversos tipos e espécies. Por causa desses restos, os arqueólogos estudam a ligação que existiria entre Jerusalém e a região do litoral e também a alimentação dos habitantes da cidade no período do primeiro tempo. Também foram encontradas 170 bulas de cerâmica, sobre as quais tem um sigilo ou parte dele.