Olá Alexandre Aparecido!
O estudo do livro do apocalipse é muito importante para animarmos nos desafios da vida de seguimento a Jesus Cristo. Suas perguntas indicam dificuldades de compreensão da linguagem do Apocalipse. De fato só podemos entender o Apocalipse se fizermos um estudo dos símbolos que no texto aparecem.
Quem são os 24 anciãos do Apocalipse 4,4!
O entendimento de quem seriam estes 24 anciãos é difícil e encontramos várias interpretações.
Alguns comentaristas entendem que os 24 anciãos sejam o conjunto da humanidade que esta libertada. A parte do mundo que não se sujeitou as normas do culto imperial do Império Romano. Estes formam o conjunto dos homens e mulheres que já fizeram uma opção a favor de Deus.
Um segundo sentido, mais preciso, diz que estes 24 anciãos representam o povo de Deus, o povo que estava enfrentando o martírio por sua fé em Jesus Cristo.
Mas também podemos afirmar que estes 24 anciãos representam o povo na sua organização: o povo que pertenceu as 12 tribos de Israel, o povo de Deus, e o povo que começa a se organizar a partir dos 12 apóstolos. Para mim esta última seria a melhor interpretação do texto.
O que significa os 24 tronos?
Nos 24 tronos: estão assentados os que terminaram a obra e receberam a recompensa prometida por Jesus de que:
“ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3,21) Bíblia de Jerusalém
Os vinte e quatro tronos são símbolos do poder destes homens que receberam liderança no meio do povo de Deus.