Quantas vezes aparece a palavra Escudo na Bíblia e seus significados
Para dar uma resposta direta, temos que tomar como parâmetro uma versão da Bíblia, pois cada tradução pode usar um vocábulo diferente para certas palavras do original. Considerando o serviço de frequência e estatísticas que oferece a versão online da Edição Pastoral, da Paulus, uso essa tradução da Bíblia para responder. Verificando a frequência das palavras, procurando por “escudo”, temos esse resultado: escudo, no singular – 60 vezes; escudos, no plural (36 vezes). Além disso temos ainda as palavras escudeiro, no singular (30 vezes) e escudeiros, no plural, (5 vezes). Clicando nos links você pode ver as passagens de cada palavra.
Em relação ao significado, parte-se do sentido empírico da palavra, que tem a ver com a guerra, com as armas. Nesse contexto, é a proteção do soldado, aquilo que lhe permite combater protegendo a sua própria vida, uma esperança para a sua sobrevivência em um contexto de batalha. Esse sentido empírico, que também aparece na Bíblia, ganhou uma conotação espiritual: para o que tem fé, Deus é o escudo que protege (veja Gênesis 15,1; Deuteronômio 33,29; Salmos 119,114; Provérbios 30,5; etc.).
É um termo que aparece especialmente no Antigo Testamento. No Novo Testamento aparece unicamente em Efésios 6,16, onde percebemos outro significado: a fé é um escudo:
13 Por isso, vistam a armadura de Deus para que, no dia mau, vocês possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. 14 Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da verdade, vestidos com a couraça da justiça, 15 os pés calçados com o zelo para propagar o evangelho da paz; 16 tenham sempre na mão o escudo da fé, e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno. 17 Coloquem o capacete da salvação e peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.